Saúde

10 dicas para uma alimentação e vida saudável

vida-alimentacao-saudavel-remedios-caseiros

As melhores dicas para não perder o sabor de uma vida bem desfrutada, e adotar um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada.

A máxima que Sócrates, o filósofo grego, deixou para a posterioridade não podia ser mais atual: «Não vivemos para comer, mas comemos para viver». Se alimentar-se pode e deve ser um prazer, há que privilegiar refeições equilibradas: evitar as gorduras saturadas, reduzir a ingestão de sal, guardar mais espaço no prato para os vegetais, preferir peixe e carnes brancas, bem como cereais integrais e claro, escolher fruta á sobremesa. Lembre-se também de não “saltar refeições” e reservar algum tempo para o exercício físico, são estas as melhores dicas para uma alimentação saudável.

Uma alimentação saudável é fundamental para ter uma vida melhor

10 dicas para uma ter uma vida saudável

Fazer uma vida saudável é a melhor prevenção contra doenças cardiovasculares, contra a obesidade e até contra câncer. Mas sabe o que fazer para manter o seu corpo o mais saudável possível? A seguir, deixamos algumas dicas simples, mas muito eficazes:

1-Diga não ao tabaco – uma pessoa que fuma não pode ter uma vida saudável, se deixar de fumar o risco de doença cardíaca coronária diminuirá para metade em apenas um ano, acabando por normalizar ao longo do tempo.

2-Mantenha um peso equilibrado, para o conseguir opte por uma alimentação saudável.

3-Conheça os seus valores – consulte um profissional de saúde para medir a sua tensão arterial, o seu nível de colesterol e de glicose no sangue, e faça o cálculo do seu índice de massa corporal (IMC).

4-Reduza a ingestão de sal na alimentação (OMS recomenda <5 g de sal/dia).

5-Esteja atento á informação nutricional dos rótulos dos alimentos e opte pelos que possuem menos de 5% do VDR (valor diário de referência) de sal ( VDR sal 6 g; VDR sódio 2,4g).

6-Evite as gorduras saturadas e os alimentos processados, tais como alimentos pré cozinhados, congelados, enlatados, refeições rápidas (fast food) e snacks.

7-Opte por uma alimentação rica em frutas e vegetais – coma pelo menos cinco porções de fruta e vegetais por dia, essencial para uma alimentação saudável.

8-Modere o consumo de álcool – o álcool em nada contribui para uma vida saudável.

9-Faça exercício físico, pelo menos, 30 minutos por dia.

10-Incentive os momentos de relaxamento – assim diminui o stress o que aumenta a sua qualidade de vida.

São estes os primeiros passos para ter uma vida mais saudável, não espere pelo dia de amanhã ou pela refeição perfeita, comece hoje mesmo a aplicar no seu dia a dia estas dicas para uma vida saudável, a sua próxima refeição é a ideal para começar a cuidar do seu corpo.

[in:remedioscaseiros.com]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *