Sem categoria

10 Dicas de como organizar o guarda-roupa

                                    Fonte: Beliche

Com a rotina corrida que as pessoas têm hoje em dia, é difícil manter a organização do guarda-roupa. Isso por que às vezes chegamos cansados do trabalho e não temos tempo e paciência para arrumar tudo perfeitamente. Outro problema é a falta de espaço, pois, às vezes, temos muitas coisas que acabam ocupando todo o espaço das gavetas e ainda falta lugar para colocar tantas coisas. Mas há algumas formas de amenizar esse problema com alguns truques e objetos que nos ajudam na hora da organização, pensando nisso, fizemos esse artigos sobre as 10 dicas de como organizar o guarda-roupa. Confira:

1 – Tirar tudo de dentro ou ir aos poucos?

Nesse caso deve ficar á seu critério, se não tiver tempo para arrumar todo o guarda-roupa de uma só vez, vá arrumando aos poucos no dia a dia.

Se for aos poucos: O ideal é separar por itens. Domingo escolha, por exemplo, a gaveta de biquínis, de lingeries e a parte de camisetas, tira tudo, limpa e guarda de novo. Na segunda arrume o que estiver pendurado, vestidos, blusas e assim por dia. Cada dia uma arrumação diferente.

Se for tirar tudo de uma vez: Para não ficar tudo jogado em cima da cama, no chão, no sofá, pegue uma caixa grande ou sacola grande e coloque tudo dentro, ou até mesmo separe por montes, calças aqui, camisas ali, lingerie lá e assim por diante, desde que não deixe perto do guarda-roupa, pois após tirar tudo de dentro, iremos limpá-lo por completo.

 2 – Agora vamos limpar o guarda-roupa

Aproveite o momento para esvaziar o armário e limpar prateleiras, gavetas e cantos. Portanto limpe e organize o seu armário sempre. Assim fica bem mais fácil guardar suas roupas e encontrá-las quando você precisa. Passe um aspirador de pó portátil nas prateleiras e gavetas. Um aspirador comum também serve. Alguns deles têm um acessório com uma escova macia, apropriado para encaixar na mangueira de sucção e limpar o armário.

Faça uma mistura de OMO Multiação em um balde com 3 litros de água. Pegue um pano limpo e mergulhe nessa mistura. Limpe o armário e seque em seguida. Depois que seu armário estiver limpo e antes de guardar suas roupas, borrife um desodorizante e deixe o produto agir com as portas abertas por 15 minutos.

Caso o lugar onde você more seja úmido, coloque algum produto para combater o mofo em pontos estratégicos do guarda-roupa.

Fonte: Beliche

 3 – Doar, arrumar ou guardar?

Experimente tudo de novo e veja se realmente vai usar ou vai desfazer. Há peças que estão inteirinhas após anos de uso. Se não combinam mais com o momento em que você vive, dá pena de dar adeus, mas é necessário. Defina o que realmente é importante no seu vestuário, assim você ganha espaço e praticidade no seu dia a dia.

Fonte: Beliche
Fonte: Beliche

Coloque as camisas, calças, shorts, saias, vestidos, roupas íntimas e outras peças em cima da cama, de forma setorizada. Crie uma fila de sapatos no chão. Separe as roupas e sapatos em pilhas de “sim”, “não” e “talvez”. Analise peça por peça e crie novas pilhas: o que você quer manter, o que não se imagina usando de jeito nenhum e o que ainda está na dúvida.

ANALISE: Por exemplo: Essa gaveta cabe todas as meias? Será que não está na hora de doar essas meias velhas e furadas? Será que não seria melhor eu esvaziar a gaveta da cômoda repleta de bugigangas e colocar essas meias lá? Eu realmente preciso de todas essas meias? Eu uso todas essas meias? Essa análise serve para tudo: bolsas, sapatos, casacos, terninhos (que ninguém usa e guarda) calças, short, blusas, roupa de ginástica, moda praia. EU USO TUDO? EU PRECISO DE TUDO ISSO?

Fonte: Beliche

– Arrume uma sacola grande, separe as roupas e sapatos que não quer mais usar e destine para doação. Doe o que não usa a mais de 2 anos ( a moda volta, mas volta com novas cores, texturas, tecidos). E jogue fora aquela calcinha sem elástico, cueca furada, tudo o que estiver estragado e não tem concerto. Pratique o desapego.

– Experimente as roupas da pilha do “talvez” e coloque na pilha do “sim” se ainda quiser mantê-las. Mas lembre-se: na próxima vez que organizar o guarda-roupa, avalie se valeu a pena guardá-las ou não.

Algumas peças do vestuário não são usadas no dia a dia, mas tem importância afetiva ou um uso específico como um casaco pesado de inverno, por exemplo. Essas roupas não precisam estar à mão, mas devem ser bem conservadas. Arrume uma mala ou uma caixa e guarde em local bem arejado, para quando precisar usar.

– Retire do guarda roupa papel, livro, cadernos, sacolas de lojas, miudezas que lotam as prateleiras.

Guarda roupa não é lugar de guardar contas, recibos, notas fiscais e estoque de material de escritório/papelaria.

Veja esse diagrama abaixo de passo a passo para doar, arrumar ou guardar.

Fonte: Catraca livre

4 – Pendurar ou dobrar?

Pendure todas as peças que costumam serem passadas, como camisas, calças, vestidos e saias. Pra conservar as camisas passadas, a dica é abotoar o primeiro botão. Quanto aos casacos, mantenha sempre fechados para evitar que caiam do cabide e ocupem ainda mais espaço.

– Pra pendurar, os paletós, as camisas de botão, os blazers, coletes, calças, saias, casacos, vestidos e bermudas.

– Nas prateleiras, reserve espaço para camisetas, malhas, leggings, moletons, roupas de cama e roupas de banho.

Fonte: Beliche

 5 – Tipos de cabides

Há cabides apropriados para pendurar vestidos, saias, calças ou jaquetas. Escolher o modelo certo vai evitar que sua roupa fique marcada ou que a peça deslize do cabide. Use também cabides da mesma cor e material, pois deixa o guarda-roupa melhor organizado, em termos de volume e estética.

Fonte: Beliche

6 – Organize

Agora que seu armário está limpo e você já sabe o que quer guardar lá dentro, é chegada a hora da arrumação do armário. É bom organizar o guarda-roupa ao menos uma vez por mês. Depois de um certo tempo, as roupas vão ficando bagunçadas e a poeira se acumula nas prateleiras e gavetas. Além disso, é comum se surpreender ao ver que algumas peças ainda existem.

Organizar um guarda-roupa é ótimo para poupar seu tempo na hora de se vestir e também redescobrir peças do vestuário, que podem dar uma renovada no seu look. Outro benefício é ganhar espaço, tirando do armário às roupas que não têm mais uso.

Fonte: Beliche

– Roupas delicadas

  • As roupas mais delicadas, como vestidos de festa, por exemplo, podem ficar dentro de sacolas para melhor conservação.

– Roupas de cama

  • Cansado de sempre ficar procurando as combinações para o conjunto de lençóis? Guarde o lençol normal, o lençol de elástico e as fronhas dentro de uma fronha do conjunto.
  • E também coloque as colchas de cama que combinam dentro das fronhas dos travesseiros para melhor organização

– Pendure a roupa por tipos

  • Crie uma zona imaginária dentro do seu armário para pendurar separadamente vestidos, calças e casacos, entre outras peças. Organize por cor, assim como os lápis de cor são guardados dentro da caixa, por exemplo. Será mais fácil encontrar as roupas que você quiser.

– Separe por estações

  • As roupas podem ser guardadas de acordo com as estações do ano também. Se estiver frio, deixe as peças mais leves no fundo da gaveta e vice-versa.
  • Também dá para separar as roupas das diferentes estações usando cabides de cores diferentes. Verde para a primavera, azul para o verão e assim por diante , de modo que você possa facilmente mudar seu guarda roupa para cada estação.

– Separe por dias da semana

  • Organize as roupas de seus filhos — ou suas próprias — por dias da semana! Escolha suas roupas semanais com antecedência.
  • Também pode usar etiquetas nos cabides para separar as roupas que serão usadas em cada dia da semana. Você pode fazê-las de papelão, caixas de cereal ou CDs que já não servem.
Fonte: Beliche

– Compre organizadores

  • Compre organizadores como sapateiras, caixas para cosméticos ou cabides de pendurar bijuterias. Eles vão deixar seu armário mais arrumado e esses objetos sempre à mão.
  • Organizadores de gaveta para as lingeries, ajudam a manter suas roupas íntimas bem guardadinhas.
  • Ou você pode usar pedaços dos tubos de PVC para separar lenços, cintos, ou gravatas e guardar em gavetas.
  • E também pode usar caixas de sapato como organizadores de gaveta. Utilize uma caixa de organização para as meias.

– Calças/shorts

  • Use ganchos de chuveiro para pendurar jeans.
  • Ou instale uma barra deslizante para pendurar calças.
  • E também pode utilizar argolas de metal para organizar seus shorts.
Fonte: Segredos do mundo

– Lenços e Meias-calças

  • Guarde seus lenços ou meias-calças amarrando-os em um cabide, assim como os cachecóis.
Fonte: Viva decora

– Gavetas.

  • Pense onde guardar roupas íntimas, pijamas, roupas de banho e meias. Você também pode ter uma gaveta ou uma área para blusas e roupas de ginástica; e outra para roupas de frio, como moletons ou casacos.
  • Use adesivos bonitinhos para etiquetar as gavetas das crianças.
  • Outra dica é colocar as roupas dobradas em camadas e não empilhadas. Assim você vê o que está no fundo da gaveta. Ou enrole suas roupas ao invés de dobrar, economizando mais espaço.
  • Poucas gavetas para organizar todas as roupas? Gavetas com rodinhas permitem que você utilize o espaço debaixo da cama. Você pode fazê-las com gavetas de brechós e acrescentar rodinhas a elas. Ou então compre caixas resistentes e bonitas: cartonado, couro ou de plástico transparente e use-as como gaveta. Organize moda praia, lenços e echarpes, acessórios de inverno e mais o que você precisar.
Fonte: Elo7
Fonte: Pinterest
Fonte: Buscando extra

– Sapatos/bolsas

  • Use cabides para botas e bolsas para economizar espaço. Ou use cabides de calças para manter as botas fora do chão. Ou mantenha suas botas na posição vertical com macarrão piscina.
  • Experimente em tubos de PVC! Você também pode afixar os tubos de PVC na parede, como prateleiras suspensas.
  • Use caixas de sapato transparentes para guardar seus preciosos calçados. Ou simplesmente guarde as caixas de sapato e coloque uma foto de cada par na frente de cada caixa. E coloque um puxador na frente facilita pegar o sapato que você quer.
  • Bolsas podem ser guardadas em prateleiras, uma ao lado da outra; já malas de viagem podem armazenar edredons no verão. A criatividade é uma aliada eficiente para a organização.
Fonte: Tati Godoy
Fonte: Manto Store Blogspot
Fonte: Sapatos de arrasar

– Acessórios

  • Pranchetas são uma forma astuta e estilosa para exibir seus colares mais legais.
  • Adapte peças de banheiro para criar cabides de bijuterias que você mesma pode fazer.
  • Um toalheiro e ganchos são úteis para pendurar colares e armazenar suas pulseiras, sem que eles fiquem embolados em uma caixa de jóias.
  • Use formas de gelo para organizar as jóias.
  • Revolução total: cabides para cintos. Não procure mais seus cintos no fundo da gaveta.
  • Gravatas podem ser penduradas em ganchos e/ou cabides específicos para isso. Caso haja algo que esteja sobrando na organização, utilizar organizadores é uma solução prática e eficiente.
Fonte: Joia de Casa
Fonte: Pinterest
Fonte: Artesanato Brasil
Fonte: Madame Amélia

7 – Economize e aumente o espaço

  • Multiplique instantaneamente o espaço em seu armário usando anéis de latinha para pendurar cabides juntos.
  • Cabides duplos para saia e calça permitem deixar as roupas sobrepostas e economizam o espaço.
  • As estações estão mudando? Guarde as roupas da última temporada em sacos grandes selados a vácuo. Eles ocupam apenas uma fração do espaço.
  • Pendure as malas fora do armário, pois elas ocupam muito espaço.
Fonte: Paula Lorents
Fonte: Enfim Casada

8 – Escadas

Escadas oferecem uma forma rústica de guardar as coisas que não cabem em seu armário e ainda decorar a casa.

9 – Sem armário

Sem problemas. Estes organizadores de empilhar vão deixar suas blusas e camisas dobradas ordenadamente – e você também pode pendurá-los.

Fonte: Brubueno
Fonte: Modernizzando

10 – O que realmente necessitamos?

Fonte: Manto Store Blogspot

Faltou espaço? Há duas soluções: fazer uma nova triagem ou, em caso de extrema necessidade, adquirir móveis extra para o seu quarto. Cômodas, baús e gaveteiros podem ser excelentes opções.

Fonte: Beliche

Quando você terminar a limpeza e a organização de seu guarda-roupa, escolher o que vestir no seu dia a dia será bem mais agradável. Aproveite que tudo está guardado no lugar, use a criatividade e inove o visual.

Artigo: artigosdemulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *