Saúde

14 Benefícios da banana verde

Fonte: Cura Saudável

A banana verde é mais um dos alimentos que surgiram nos últimos anos com a promessa de auxiliar na perda de peso e na manutenção da saúde. Comercializada na forma de farinha ou produzida em casa a partir da fruta fresca sem casca, os benefícios da banana verde supostamente vão desde a queima de gordura até a melhora do humor. Além disso, a banana verde tem fácil digestão e ainda tem baixo custo. Confira abaixo os 14 benefícios da banana verde.

Benefícios

A grande diferença da banana madura para a banana verde está no alto teor do amido resistente: cerca de 50% a 90% a mais dessa substância, que não é digerida pelo organismo e não se transforma em açúcar, apresentando comportamento parecido ao da fibra alimentar. O amido digerível é rapidamente transformado em glicose para alimentar as células do corpo, produzindo energia. Já o resistente, presente na banana verde, passa pelo estômago e pelo intestino delgado sem sofrer alterações, sendo fermentado somente no intestino grosso.

Além disso, A Banana Verde é rica em Potássio, Magnésio, Ferro, Zinco, Vitamina A, Vitamina C e Vitaminas do Complexo B, a banana é um superalimento que não pode ficar de fora da dieta. Mas as propriedades da banana verde não param por aí: ela é ainda uma ótima fonte de fibras – 1 única xícara contém 3,6 g do nutriente – vitaminas e minerais, como o potássio (531 mg por xícara), cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B.

À medida que amadurece, o amido da banana é convertido em açúcar, por isso, quando madura, ela é um alimento de alto valor energético. Mas, e se a fruta for consumida ainda verde, a fim de que sejam aproveitados todos os benefícios do amido resistente?

1 – Auxilia no Controle do Peso

Fonte: Mundo das tribos

O amido resistente tem metade das calorias do carboidrato convencional – são duas do primeiro contra quatro do carboidrato tradicional. Assim, quanto mais amido resistente houver no alimento, menor será seu teor calórico. Além disso, o amido resistente atua como fibra alimentar, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo o apetite.

Apesar de ter uma atuação como uma fibra, pesquisadores acreditam que o amido resistente seja até mais potente que as fibras tradicionais (encontradas em verduras, frutas e legumes), tendo uma capacidade ainda maior de manutenção da saciedade e controle da fome.

Isso não significa, é claro, que simplesmente adicionar banana verde à sua dieta sem fazer modificações em seus hábitos alimentares irá fazê-lo perder peso. O amido resistente pode ser um auxiliar do processo de emagrecimento, mas não deve ser visto como um agente milagroso. A banana verde deve entrar no cardápio em substituição a outro alimento (substituindo parte da farinha na hora de fazer pão, por exemplo) e não simplesmente como um acréscimo.

Portanto, ainda que um dos benefícios da banana verde seja sua atuação de maneira positiva no processo de emagrecimento, a modificação dos hábitos alimentares e a prática regular de atividade física não devem deixar de fazer parte do seu plano para que você consiga atingir suas metas de perda de peso.

2 – Diminui o Colesterol

Consumir banana verde com regularidade pode não somente diminuir o LDL (colesterol ruim), também diminui o nível de triglicérides e aumenta a sua eliminação pelos ácidos biliares, como também aumenta as taxas de HDL. Estudos recentes sugerem que a farinha de banana verde pode aumentar em até 30% os níveis de colesterol bom na circulação.

Uma das explicações para essa propriedade da banana verde seria o fato da fruta reduzir a produção do colesterol pelo fígado e ao mesmo tempo auxiliar na sua eliminação pelo sistema digestivo.

3 – Protege o coração

Fonte: Criansaudável

Ao reduzir as taxas de colesterol ruim e triglicérides e aumentar os níveis de HDL, a banana verde contribui para a saúde do sistema cardiovascular. Isso se dá porque o HDL impede que o LDL se deposite na parede dos vasos, causando uma obstrução que pode até causar um infarto no futuro.

Outros benefícios da banana verde para o coração são a atuação das fibras e a manutenção de uma flora intestinal sadia. Essa combinação atua na prevenção de possíveis inflamações que poderiam também prejudicar o sistema cardiovascular.

4 – Controla a Glicemia e Previne Diabetes

Este é certamente um dos maiores benefícios da banana verde, pois além de auxiliar no controle e impedir o surgimento de diabetes do tipo II, a regulação dos níveis de glicose também é fundamental para quem está precisando perder peso.

Ao ser ingerida, a banana verde libera açúcar na corrente sanguínea de maneira bastante gradual, o que impede uma grande variação das taxas de glicose – e consequentemente mantém estável a liberação de insulina.

Pesquisas têm demonstrado ainda que o consumo de amido resistente durante a refeição pode não somente manter estável como até diminuir o nível de glicose em circulação logo após o consumo de determinados alimentos. E, melhor ainda, esse efeito pode durar até a refeição seguinte: ou seja, se você consumiu banana verde no café da manhã, suas taxas de glicose serão mais facilmente controladas após o almoço.

E o que isso interfere na questão do peso? Uma menor liberação de glicose significa menos insulina em circulação, e você provavelmente já deve ter ouvido falar dos efeitos desse hormônio no organismo: entre outras funções, a insulina promove o acúmulo de gordura, diminui o metabolismo e aumenta o apetite. Ou seja, exatamente tudo que você não precisa quando está fazendo dieta.

5 – Ajuda a queimar gordura

Outro benefício da banana verde para o emagrecimento se dá pelo aumento da queima de gordura. Ao se ver privado de carboidratos, o organismo é obrigado a recorrer aos estoques de gordura para obter energia para suas funções, e dessa maneira é possível reduzir a gordura acumulada. E além disso, acredita-se que a banana verde estimule a liberação de glucagon, um hormônio produzido pelo pâncreas que tem entre suas funções a aceleração da queima de gordura.

6 – Fornece energia

Para quem pratica atividade física com regularidade, a banana verde pode ser uma ótima opção para ser acrescentada ao shake pré ou pós-treino, uma vez que além de proteínas também contém carboidratos, que irão fornecer energia para os exercícios e para a recuperação muscular.

7 – Regula o intestino

Fonte: Executiva sem terninho

A banana verde atua como uma “vassourinha”, auxiliando na eliminação de resíduos alimentares que possam estar obstruindo o sistema digestivo e colaborando para a eliminação de toxinas. O amido resistente melhora o trânsito intestinal, atuando na prevenção de diarreias, constipação e até mesmo câncer de intestino.

A fermentação do amido resistente no intestino leva à formação de ácidos graxos de cadeia curta (sendo o principal o ácido butírico), que possuem uma atuação importante na nutrição das células intestinais. Isso significa que entre os benefícios da banana verde estão a promoção da saúde e o desenvolvimento da flora intestinal, o que também melhora a digestão e previne a prisão de ventre e as diarreias. Para melhores resultados com a banana verde o ideal é combinar seu consumo com uma boa quantidade de água, a fim de auxiliar a passagem dos alimentos pelo trato digestivo.

Fermentada no intestino grosso, a banana verde atua como probiótico, fornecendo substrato para o crescimento da flora bacteriana que garante a saúde do intestino. Além disso, o beneficio do amido resistente é similar ao da fibra alimentar insolúvel. Como resultado, mantém o órgão trabalhando direitinho, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além de reduzir o risco da diarreia, constipação e doenças intestinais, como o câncer.

8 – Melhora o humor

A banana é uma ótima fonte de vitamina 6 e triptofano, dois nutrientes essenciais para a síntese de serotonina, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar. Além disso, o triptofano pode ajudar a melhorar o sono, diminuir a vontade de comer doces e até mesmo evitar a depressão.

9 – Alivia os sintomas da TPM

Podemos encontrar na banana verde uma boa quantidade de magnésio e de vitamina B6. Enquanto a vitamina estimula a produção de serotonina (que por sua vez causa bem estar), o magnésio melhora os sintomas da cólica e dor de cabeça. O mineral ainda ajuda a controlar a compulsão por doces, situação tão comum no período menstrual.

10 – Mantém a saúde dos ossos e previne a osteoporose

Fonte: Nutrição inteligente suplementos

E os benefícios da banana verde não param por aí: a fruta ainda contribui para a prevenção da osteoporose. Essas propriedades da banana se dão também pela presença do amido resistente, que diminui o pH intestinal e favorece a absorção de diferentes nutrientes, entre eles o cálcio. E como também é rica em fósforo, a banana verde contribui duplamente para a formação da matriz óssea, fortalecendo os ossos e prevenindo a osteoporose.

11 – Controla a ansiedade

Quem costuma atacar a geladeira devido à ansiedade pode fazer da banana verde uma parceira fiel. Isso porque a fruta tem altas quantidades de triptofano, nutrientes que atua na produção de serotonina, um hormônio que proporciona bem-estar.

12 – Fortalece a imunidade

A flora intestinal é também responsável por prevenir doenças, especialmente as combater bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. Ao preservar a mucosa intestinal, o amido resistente presente na polpa da fruta aumenta a barreira do organismo contra substâncias maléficas e causadoras de doenças.

13 – Saciedade 

Por conter baixo teor de açúcares de absorção rápida e alto teor de amido resistente, a polpa da banana verde age no organismo como fibra alimentar. Dentre os benefícios, diminuía velocidade da digestão e absorção de substancias, espantando a fome fora de hora e garantindo saciedade por mais tempo.

14 – “Zero” glúten

Portadores da doença celíaca podem encontrar na farina de banana verde uma substituta para a farinha de trigo, podendo ser usada tanto para o preparo de doces como salgados. A mistura não traz prejuízo ao paladar, pois não altera o sabor e, caso utilizado a biomassa da fruta, ainda proporciona mais cremosidade às receitas.

Fonte: Lucila Diniz

Este artigo fala sobre tratamentos caseiros, mas ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

Artigo: artigosdemulher Cura pela Natureza, Mundo Boa Forma, Tua Saúde, Dieta Blog, Bolsa de Mulher, Gourmetidos, Saúde Dica, Emagrecer de Vez, Personare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *