Saúde

19 Benefícios se você beber água de coco todos os dias

Fonte: Donos de casa

Vocês gostam de água de coco? Inclusive as que moram em regiões tropicais, como o Nordeste brasileiro, onde é muito mais fácil conseguir uma água de coco fresquinha e saborosa. Sim, porque não estamos falando daquelas que vêm na caixinha e são vendidas em supermercados, pois elas contêm algumas substâncias químicas, como conservantes. Estamos falando da água vinda da própria fruta, o que não é difícil encontrar no Brasil. Antes de falar de seus benefícios, vamos conhecer um pouco mais sobre a água de coco.

*Antes de ler a matéria lembre-se que se você sofre de diabetes ou alguma outra enfermidade é importante consultar o seu médico antes de consumir água de coco ou qualquer outro alimento que fuja da sua dieta.

Água de coco

A água de coco, assim como os outros derivados deste fruto, são produtos associados com as palmeiras e o clima tropical, que é mais apropriado para seu cultivo. Esta bebida refrescante é composta por 95% de água e 5% de nutrientes importantes que a tornam uma fonte de benefícios para o organismo.

O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estágio de maturação. Quando verde, tem bastante água, que é a água de coco, e a polpa é branca e de consistência gelatinosa. Já o fruto maduro, tem pouca água e a polpa é branca e mais consistente. Quanto mais maduro, mais óleo apresenta, sendo muito útil na extração do óleo de coco.

“A água de coco é considerada um isotônico natural, pois é muito rica em vários minerais, como sódio e potássio. Esses minerais são específicos para melhorar a absorção de outros minerais, o que faz com que a água de coco seja uma fonte natural de reposição de eletrólitos perdidos no suor e na urina. Portanto, ela é recomendada para praticantes de atividades físicas ou pessoas em reabilitação, seja por enfermidade ou por intoxicações alimentares”, explica a nutricionista. Um dos principais nutrientes é o potássio (quatro vezes mais que a banana), essencial para o equilíbrio hídrico, promove funcionamento de músculos e do metabolismo. A água de coco é um alimento muito completo e rico em nutrientes, desta maneira pode ser consumida também por grávidas e crianças.

Um fato curioso sobre este produto é que ele tem uma estrutura de acordo com o plasma do sangue no sangue humano. A água de coco é usada em conflitos armados no passado como um substituto para o sangue e muitas vidas foram salvas de batalhas de longo fôlego.

Já ouviram falar quais os benefícios que ela pode trazer para o nosso corpo? Infelizmente a maioria das pessoas desconhece os benefícios da água de coco. Mas com que frequência as pessoas consomem esse alimento tão rico em nutrientes, fácil de ser encontrado e barato? Depois dessa matéria com certeza você irá consumir a água de coco. Confira abaixo os 19 benefícios se você beber água de coco todos os dias.

1 – Fortalece o sistema imunológico

Se você consumir diariamente a água de coco, ela poderá fortalecer seu sistema imunológico, além de ter o poder de remover bactérias no organismo causadores de doenças de gengiva e infecções, por conter um alto teor de ácido láurico, um ácido gordo de cadeia média, que faz desta bebida um poderoso remédio antifúngico, antiviral e antibacteriano. A água de coco combate o vírus que causa o resfriado, tifo e doenças infecciosas. Mesmo no inverno, se você consumir diariamente a água, você terá uma “saúde de ferro”. Vários estudos demonstram que a água de coco, em seu estado natural, pode ajudar a combater a cândida albicans e infecções fúngicas, hepatite C, herpes e HIV.

Fonte: Fit 4 Life

2 – Vai melhorar o seu sistema digestivo

A água de coco é excelente para o sistema digestivo, pois nos dá as fibras diárias necessárias. Realmente não é fácil obter a quantidade de fibras certas por dia, mas quando você bebe a água por uma semana, você vai se sentir cada vez mais regular, ótima quando você tem indigestão.

Fonte: Executiva sem terninho

Durante anos, a água de coco tem sido utilizada como um tônico digestivo, ideal para tratar e prevenir doenças como a gastroenterite (gripe estomacal), disenteria, constipação e parasitas. A água de coco ajuda a melhorar a capacidade do corpo em absorver os nutrientes e melhorar a digestão de enzimas bioativas. É importante considerar que também possui um leve efeito laxante, por isso evite bebê-la em excesso.

Se você misturar água de coco com azeite de oliva, você pode limpar seu corpo. Esta mistura pode eliminar parasitas intestinais.

3 – Dá mais energia

A água de coco aumenta os hormônios da glândula da tireoide, o que causa um impulso de energia em um certo nível celular e aumenta a resistência física. Após uma semana de consumo da água, você vai se sentir mais disposta e com mais energia para fazer atividades.

Um copo de água de coco pode conter até 295 mg de potássio, possuindo uma maior quantidade deste nutriente que uma banana. O potássio regula a pressão arterial, contudo, também desempenha um papel muito importante na função muscular, prevenindo cãibras e lesões. Somado a isto, seus eletrólitos naturais contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso e a transmissão nervosa, assim como para uma melhor função cognitiva.

4 – Você vai acabar com aquelas dores de cabeça

Se você é daquelas pessoas que sofrem de dor de cabeça, a água de coco pode ser a solução para acabar com isso. Ela pode te hidratar adequadamente, e posteriormente, vai evitar dores de cabeças diárias. Se você está sofrendo de dores de cabeça devido a desidratação, é porque você perdeu fluídos essenciais. Isso pode acontecer devido as atividades físicas que você perdeu muito líquido ou simplesmente uma ressaca. A água de coco combate a dor de cabeça de vido a ela ser rica de nutrientes de equilíbrio de eletrólitos.

Fonte: Como fazer

5 – Você vai se sentir melhor internamente

A água que sai do coco elimina várias toxinas existentes no corpo, além de quebrar as pedras nos rins. Ela é diurético natural, e é muito útil para as pessoas que tem doenças renais, pois ela limpa o trato urinário, bem como os canais de bexiga. E depois de uma semana de uso, como foi dito no item 3, você vai se sentir muito mais saudável e energético.

6 – Sua pele vai ficar mais radiante

Se você suar a água de coco, você vai perceber rapidamente que sua pele vai ficar mais radiante, graças a hidratação que ela causa. A pele é a parte do corpo que mais sofre quando você está desidratado e se você tomar a água frequentemente, sua pele vai sentir a diferença em poucos dias. Os efeitos positivos podem ser vistos por todo o corpo, mas a sua pele é que mais vai se beneficiar. A água de coco hidrata e nutre nossa pele com importantes minerais, contribuindo para uma face mais jovem e radiante.

Fonte: Mulher

7 – Você vai perder peso

Há quem evite a água de coco por achar que é calórica. Na verdade, a bebida tem o açúcar natural da fruta, mas tem uma baixíssima quantidade de gordura e calorias. Além disso, é ótimo para quem está em dieta de perda de peso, pois por ter alta quantidade de minerais e ser rica em fibras, mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, a quantidade de energia que você ganha pode ser usada apenas para fazer exercícios.

Fonte: Coco verde bom

8 – Previne problemas de visão

Se você está cansado de comer cenouras, na esperança de melhorar sua visão, a água de coco pode ser a resposta. Ela tem a capacidade de reverter problemas de vistas, tais como glaucoma e catarata.

9 – Combate doenças renais

Ele não só irá aumentar a sua energia, mas também, você vai aumentar a produção de hormônios da glândula tireóide. Esta água também é muito bom para as pessoas que sofrem de doença renal, como ele reage como um diurético natural. Os canais do aparelho digestivo e bexiga urinária serão limpos. As toxinas do corpo vai ser removido e remover pedras nos rins.

10 – Hidrata

A água de coco hidrata o corpo melhor do que qualquer outra bebida indicada para atletas. Beber água de coco é uma das melhores alternativas para reidratação depois de um intenso exercício ou em um dia de muito sol: é refrescante, contém eletrólitos essenciais e não possui aditivos químicos que podem causar algum dano ao organismo. Optar por esta bebida para se manter hidratado é uma boa opção, tanto para saúde quanto para o cuidado ambiental, já que não é engarrafada e pode ser colocada em qualquer recipiente reutilizável. Como se isso não bastasse, a água de coco ainda é uma rica fonte de potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo, minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a reparação muscular.

Fonte: Cookie

Se você é daquele tipo de pessoa que, logo após a prática de esportes, já toma direto aquelas bebidas isotônicas prontas, saiba que nenhum deles é tão bom quanto a água de coco. Comparada às bebidas esportivas, ela contém o dobro de potássio (294 mg) e cinco vezes menos açúcar (5 mg), e o que é melhor, o açúcar natural da fruta, que faz muito bem. A quantidade de sódio é de 25 mg, bem menor que os isotônicos, que contêm 41 mg. Portanto, se você correu, caminhou, foi à academia ou praticou qualquer outro esporte, opte pela água de coco para se hidratar.

11 – Reduz a pressão sanguínea

Contém potássio, um nutriente essencial para controlar a pressão arterial alta e prevenir os ataques cardíacos. E ela também pode equilibrar a pressão arterial, graças à boa quantidade de eletrólitos. Os eletrólitos são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, mas em excesso podem causar alguns problemas de saúde, como pressão alta, por exemplo. A grande vantagem da água de coco é que ela contém a quantidade ideal que o nosso corpo precisa. Portanto, caso tenha problemas de pressão alta, opte por tomar um copo de água de coco todos os dias, logo pela manhã.

12 – Promove uma boa circulação sanguínea no corpo

Esta bebida é utilizada como um tônico cardíaco por causa da sua capacidade para reduzir os níveis de colesterol ruim e prevenir a formação de coágulos no sangue. Graças a essas propriedades, a água de coco ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, melhora a circulação do sangue, contribui para diminuir a obstrução das veias e as varizes.

13 – Oferece benefícios contra o envelhecimento

Um dos segredos da juventude das celebridades é o uso e consumo constante da água de coco. Contém um grupo de hormônios vegetais chamados citocininas, que possuem um efeito antienvelhecimento nas células humanas. Assim assegura a Comunidade do Coco da Ásia e do Pacífico, cujos estudos demonstraram sua eficiência na capacidade de evitar a degeneração celular. Este benefício não só é significativo para uma pele mais jovem, mas também pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como o câncer e a diabetes.

Fonte: Benve nutri

14 – Diminui os níveis de acidez

Esta bebida deliciosa e refrescante também oferece um grande apoio para aquelas pessoas que querem alcalinizar seu corpo e diminuir os níveis de acidez que são produzidos por uma má alimentação. Ao beber água de coco estará baixando o pH dos líquidos corporais e, portanto, contribuirá para a redução da acidez.

15 – Ideal para o tratamento da acne

Se você tem problemas de pele, principalmente acne, espinhas e excesso de oleosidade, então deve começar a tomar água de coco. Se você verificar os cosméticos para esse tipo de pele, verá que vários deles têm extrato de coco na composição, porque a fruta tem componentes naturais que ajudam a limpar a pele de forma natural. Ele vai agir como uma pele tónico 100% natural. Isto irá limpar e refrescar a pele, eo mais importante, manter os poros abertos. E aqui vai uma ótima dica: além de tomar água de coco todos os dias, você pode aplicá-la diretamente na pele. Basta umedecer um pedaço de algodão com água de coco e passar no rosto, lavando em seguida com água. A oleosidade com certeza irá diminuir. Além de remover o excesso de oleosidade, mantém a pele hidratada com vitaminas e sais minerais.

Fonte: Mulher

16 – Ideal durante a gravidez

De acordo com especialistas, você pode resolver vários problemas de saúde durante a gravidez com a ajuda de água de coco. Beba um copo de água de coco todas as manhãs e desequilíbrio eletrolítico normalizarás que pode levar a hipertensão, também conhecida como pressão arterial elevada.

Fonte: Gente ig

17 – Uma excelente ajuda para a ressaca

Se você exagerou no álcool em algum evento de família, jantar ou festa, ou até mesmo exagerou naquela cervejinha no domingo, é bem provável que surja a tão sofrida ressaca. Pois saiba que a água de coco é ótima para acabar com esse mal. Trata-se de um remédio natural que vai promover uma limpeza interna no seu organismo, pois ela é rica em eletrólitos, componente encontrado nas bebidas isotônicas. A água de coco age principalmente no estômago, acabando com aquela sensação de enjoo e mal estar, e recupera o organismo desidratado pelo excesso de álcool.

18 – É uma ótima fonte de nutrientes

Nenhum outro alimento líquido no mundo é tão rico em minerais e nutrientes como a água de coco. Como dissemos anteriormente, ela contém a quantidade ideal de eletrólitos para o nosso organismo, que inclui cálcio, magnésio, fósforo, potássio e sódio, todos essenciais à saúde. É tão boa e saudável que tem pouquíssimas restrições médicas. Praticamente todo mundo pode tomar

19 – Soro natural

Além de todos esses benefícios que citamos, o mais impressionante é que a água de coco pode ser usada em emergências para reidratar o organismo em caso de perda de sangue, pois age como um soro natural. É utilizada nesses casos em países muito pobres para salvar vidas.

Fonte: Lucila Diniz

Qual a quantidade adequada?

Isso depende de muitos fatores, como alimentação e estilo de vida. Se você pratica esportes, pode consumir quantidades maiores, que variam entre 45 e 60 calorias. Porém, como se trata de um alimento muito saudável e com poucas restrições, todos podem consumi-la.

Você pode adquiri-la na praia, na feira ou no supermercado, ainda na fruta ou em embalagens longa-vida. Se for comprar direto de um vendedor de cocos, tente verificar se o coco ainda está fresco e verde, pois a casca se torna marrom quando o fruto amadurece. Quanto mais maduro for o coco, menos propriedades saudáveis você terá. Faça um teste bem simples: chacoalhe o coco próximo ao ouvido e você notará se ele está cheio. Se estiver, leve para casa e se delicie com esta maravilhosa bebida natural.

Finalmente, beber água de coco fornece um aumento de energia, um forte sistema imunológico, protege contra bactérias e infecção, e é de grande apoio em dietas de perda de peso, o que mais você poderia querer?

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

Artigo: artigosdemulher, Ultra Curioso, Cura pela natureza, Melhor com saúde, Nedmed Info, Nutrição prática saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *