Dietas

Banho quente queima tantas calorias quanto uma caminhada de 30 minutos

Você gosta de tomar um bom banho quente e demorado? E sauna?

Você já experimentou, se sente relaxado?

Quer perder peso mas não tem tempo para fazer exercícios físicos?

Pois então você vai gostar mais ainda do que a ciência descobriu sobre todas essas coisas.

A primeira delas é que tomar um banho quente (muito quente) de uma hora pode queimar quase 130 calorias.

É verdade!

Olha só: um estudo realizado em 2016 analisou 14 homens obesos e magros que fizeram 60 minutos de bicicleta moderada ou tomaram banho em água a 40 graus Celsius.

Todos eles forçaram o corpo a usar mais energia do que quando estavam em repouso.

Aqueles que tomaram banho queimaram 79% mais calorias do que se estivessem sentados no sofá, por exemplo.

No entanto, aqueles que andaram de bicicleta por 60 minutos queimaram quase 750% mais calorias do que quando estavam em repouso.

Este estudo sugere que o exercício ainda é a melhor maneira de perder peso, mas o banho pode ser mais acessível para pessoas que enfrentam muita fadiga, estresse e dores musculares, ou que têm dificuldade de se exercitar diariamente.

Os benefícios proporcionados pelo banho quente incluem: limpeza da pele com vapor quente e água para abrir os poros, permitindo que as toxinas sejam lavadas e melhoria da circulação, que também solta articulações, tendões, tecidos e músculos.

Isso pode ser útil para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Além disso, o banho aquece o corpo para um treino, soltando os músculos e fazendo o sangue fluir para o exercício; alivia a rigidez, deixando a água quente fluir e relaxar o músculo tenso; alivia a tosse, já que o vapor pode soltar o muco que causa tosse e dor de garganta e diminui o estresse e a insônia (a água quente é um sedativo natural, que acalma o corpo, mente e nervos).

E mais: o mesmo estudo de 2016 descobriu que tomar banho por uma hora em água a 40 graus Celsius antes de uma refeição ajuda a regular melhor o açúcar no sangue do que fazer um exercício imediatamente após uma refeição.

Isso quando o nível de açúcar no sangue é mais alto.

Estes efeitos não duram ao longo do dia, mas tomar banho perto de fazer uma refeição pode reduzir picos de açúcar no sangue.

Portanto, atenção: os banhos podem ajudar aqueles com diabetes tipo 2 e outros em risco de açúcar elevado no sangue.

Para os idosos, os resultados também são surpreendentes: um estudo de 2008 analisou 81 pacientes idosos que fizeram 30 minutos de imersão em água mineral e descobriu que a osteoartrite (ou dor crônica) foi reduzida por pelo menos três meses.

Este estudo mostra como são úteis os banhos quentes no tratamento da dor severa, fornecendo uma alternativa eficaz para medicamentos mais invasivos.

A melhor forma para tomar esses banhos é usando uma banheira.

E para quem gosta de sauna, temos também uma notícia maravilhosa: um estudo de 2015 sobre banhos de sauna, que analisou 2315 homens de meia-idade, descobriu que aqueles que passavam mais tempo na sauna tinham menos risco de: morte cardíaca súbita, doença cardíaca coronária fatal, doença cardiovascular, mortalidade por todas as causas.

Apesar de a sauna não ser um banho, ela funciona com princípios semelhantes.

As saunas são quentes, úmidas e os usuários relaxam quando entram nela.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

[in:curapelanatureza.com]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *