Pensamentos

Não traga os problemas dos outros para si

Algumas pessoas à nossa volta são extremamente sensíveis e se tornam facilmente triste, irritadas ou chateadas. Se você consegue perceber isso com facilidade é porque também é uma pessoa sensível, mas não da mesma forma.

Você provavelmente emana empatia e se preocupa de verdade com os problemas dos que lhe cercam. Mas o que você pode não saber é que essa preocupação em excesso pode afetar drasticamente a sua vida, já que pessoas sensíveis possuem uma facilidade maior em contrair doenças psicológicas.

Quanto mais sensível você for, mais doente você pode ficar

Pesquisas afirmam que quanto mais empatia você sente, maiores são as chances de você incorporar os males existentes em outras pessoas. Você já teve ter sentido energias negativas quando passa um tempo com uma pessoa que costuma se lamentar muito, não é?

Isso acontece, porque, ao recebermos essas energias negativas, a quantidade de cortisol aumenta rapidamente. O cortisol é o hormônio responsável pelo controle do estresse, redução de inflamações internas e outros problemas psicológicos.

Essa pesquisa foi realizada por estudiosos da Escola de Administração de Frankfurt, na Alemanha, os quais descobriram que as conexões com emoções negativas, podem nos tornar ainda mais sensíveis ou fazer com que desenvolvamos o mesmo sentimento de mal estar ou culpa que a outra pessoa está sentindo.

Como reduzir esses sintomas?

Não estamos indicando que você deixe de se preocupar com as pessoas, pelo contrário: o mundo precisa de mais amor e cuidados com o próximo. O que os pesquisadores indicam é que possamos aprender a acolher o outro sem incorporar completamente os seus problemas.

Assim como as esponjas de banho, chamamos de “esponja” as pessoas que absorvem todos os sentimentos ruins, podendo até mesmo desenvolver casos de depressão. Por isso, lembre-se sempre de controlar os seus sentimentos perante os sentimentos alheios.

E caso você percebe que as pessoas com problemas de saúde ou psicológicos estão influenciando o seu comportamento e seus sentimentos de maneira negativa, mantenha uma certa distância e busque ajuda profissional. Somente assim você não prejudicar a sua saúde.

Se libertando das energias negativas

Caso você comece a se sentir mal com essas situações, você pode desenvolver quadros de irritações repentinas, azias e até mesmo diarreias inexplicadas. Sendo assim, como já dissemos, procure ajuda profissional.

Essa ajuda pode vir de psicólogos ou através de medicinas naturais como aromaterapias para o relaxamento, e ainda, massagens ou artes milenares que têm o intuito de relaxar o corpo e a alma e afastar de você quaisquer energia negativa.

Lembre-se, as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico.

O que você pensa sobre esse assunto? Deixe-nos sua opinião através dos comentários e lembre-se de compartilhar essa informação importante.

 

[in:dicasonline.tv]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *