Dicas de cozinha

Você sabe qual destas bananas é a melhor para a sua saúde

Fonte: Como se Faz

A banana é a fruta mais consumida no mundo, mas não existe um só tipo de banana. Existem Vários, por exemplo: prata, nanica, ouro, da-terra, maçã, pacovã… Mas você sabe qual destas bananas é a melhor para a sua saúde? Descubra abaixo:

São frutas muito energéticas, com baixo teor de gordura e ricas em carboidratos, em vitaminas A, B1, B2, C e em vários minerais. O amido que a fruta possui fornece energia prolongada para os atletas, enquanto os altos teores de potássio evitam cãibras. Não é à toa que a banana é a fruta mais popular do mundo. A produção anual de 70 milhões de toneladas concentra-se na região tropical do planeta e o Brasil é o terceiro produtor, atrás de Índia e Equador.

Todos são saudáveis, mas cada uma tem a sua característica. Algumas tem mais calorias, outras mais fibras, algumas são mais adequadas a dietas, outra mais digestivas, entre outros.

Fonte: Faz bem a saúde

Banana-maçã, sua polpa branca e macia é recomendada para bebês e idosos pois é de fácil digestão, mas cuidado, ela “prende” o intestino. Por isso deve ser usada com moderação por quem sofre de prisão de ventre. Para quem faz dieta, ela é muito apropriada por dar sensação de saciedade e evitar a fome. Tem 87 calorias a cada 100g. Exala um perfume que lembra o a maça.

Banana-prata tem uma vantagem: ela dura mais, podendo ser consumida de três a quatro dias após ter amadurecido. Uma banana-prata em média de 100g fornece 98 calorias. Ela é mais calórica que a maçã, por isso não é muito recomendada para dietas. Tem polpa consistente e pouco doce, é a mais indicada para fritar e para fazer bananada.

Banana-nanica (também chamada de banana-dágua) leva vantagem sobre a prata e só perde para a maçã no quesito calorias, ou seja, para os que estão em dieta, a nanica é a segunda banana mais adequada. E com a vantagem de não prender o intestino como a banana-maçã. Esse é o tipo mais popular no Brasil e tem 92 calorias a cada 100 gramas.

Banana-ouro é a menor em tamanho chegando a 10cm, mas devido à sua polpa bastante doce é bem calórica chegando a 158 calorias em cada 100g. É encontrada desde o litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo.

Banana-da-terra (também chamada de “comprida”), eles podem chegar a 26cm de comprimento e pesar até meio quilo, contendo 122 calorias a cada 100g. Além de muito calórica, é indigesta quando consumida crua. Por isso só deve ser consumida cozida ou frita. Este é o tipo com mais quantidade de vitaminas A e C.

Banana pacovã é pouco conhecida, mas também é uma boa opção para quem faz dieta, pois se equivale à nanica em termos de calorias. Mas ela tem uma boa vantagem, ela é a mais rica em magnésio, o mineral que atua no controle de pressão arterial.

Fonte: Viver Saudável

Independentemente da variedade, a banana é uma fruta muito saudável, com grandes virtudes medicinais:

– Previne o envelhecimento precoce;

– Fornece energia para a prática de exercícios;

– Evita a fadiga muscular durante o treino;

– Dá sensação de prazer e bem-estar;

Fonte: Tasha Coock

– Reduz a depressão;

– Combate a insônia;

– Auxilia na redução do estresse e da irritabilidade;

– Alivia a tensão pré-menstrual;

– Regula o intestino e o sistema circulatório;

– Equilibra as funções cerebrais e protege os ossos;

– Contribui para o aprendizado;

– Auxilia na prevenção e no tratamento da anemia;

– Diminui o nível de colesterol no sangue e preveni o câncer intestinal;

– Pobre de sal;

– Acalma o estômago e ajuda na digestão;

– Diminui as cãibras;

– Auxilia na melhora da visão.

Para quem está em dieta, à dica é consumir a banana mais verdosa, pois ela possui maior quantidade de amido resistente, que é fermentado no intestino grosso e favorece a saúde e o bom funcionamento do órgão. O consumo regular da farinha ou da biomassa da banana verde tira a fome, diminui o acúmulo de gordura corporal e auxilia a prevenção de doenças do coração.

Este artigo fala sobre tratamentos caseiros, mas ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Artigo: artigosdemulher, Cura pela Natureza, Mundo Estranho, Guia de Nutrição, Saúde Dica,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *