Beleza

3 Tipos de rotinas para o cuidado com os pés que fazem toda a diferença

Fonte: Feminices e Gordices

Se você quiser se prevenir da tortura a que estão expostos seus pés no ritmo frenético da vida moderna, precisa adotar certos rituais específicos e tratamentos cosméticos para ajudá-los a resistir a dois dos piores males que podem sofrer: secura e inchaço. Os pés demonstram dia a dia serem muito resistentes, porém, ao mesmo tempo, também são sensíveis e delicados. Compreensivelmente, esses pilares do corpo são muitas vezes esquecidos até sofrerem de má circulação, calor e deformidade dos dedos porque seus proprietários não lhe dão o cuidado que merecem.

Cuidado, problemas nos pés são muitas vezes o primeiro sinal de  condições médicas mais graves, como a artrite, diabetes e distúrbios circulatórios. Dessa forma, é importante prestar atenção nas condições de seus pés para não chegar a extremos complicados. Separe uma parte do seu tempo no fim de semana e ponha em prática a maior quantidade dessas dicas nos seus hábitos. São pequenos cuidados que fazem uma grande diferença. Portanto separamos 3 tipos de rotinas para o cuidado com os pés que fazem toda a diferença.

 1 – A rotina diária de cuidados com os pés

  • Use um espelho para ver as solas de vez em quando e examine se você tiver quaisquer feridas, bolhas ou unhas encravadas.
  • Lembre-se de levantar seus pés quando você estiver sentada descansando para ajudar a estimular a circulação.
  • Deixe seus pés cobertos até os tornozelos, de vez em quando, sempre ao final do dia, de molho em água morna.
  • Antes de vestir meias e calçá-los, certifique-se que estão bem secos antes de abafá-los.
  • Cuide, principalmente, das dobras entre os dedos.
  • Faça alongamentos para as pernas e pés. E auto massageie as solas e calcanhares diariamente com as mãos. A massagem é uma ótima forma de estimular a vascularização dos tecidos nos pés. Fora todos os benefícios que a massagem pode promover no corpo, partindo apenas dos pés. Pode usar um creme ou óleo relaxante e também pode utilizar uma esfera ou qualquer bolinha para pisar e massagear.
  • Se você costuma cruzar as pernas ou passar muito tempo sentada, se levante e caminhe ocasionalmente. De preferência, a cada 40 minutos quando na mesma posição.
  • As unhas devem ser cortadas de modo reto, ou levemente arredondadas. Evite cortar as laterais das unhas, evitando assim que elas encravem.
  • O profissional sabe avaliar o modo correto de cortar suas unhas dos pés. Você pode estar encravando sua unha por conta de um sapato, a forma que você corta ou por outros motivos. Vale a pena opinião de um profissional, pois ele terá mais propriedade para cuidar das unhas de seus pés.
  • Os pés quando ressecados tendem a rachar. A hidratação pode ser feita com cremes específicos a base de ureia, ácidos graxos (específicos para a pele dos pés, ajudando assim as fissuras dos pés ou rachaduras).
  • Mesmo que possuam uma resistência maior, os pés são tecidos e precisam de proteção solar.
  • Utilize sprays antisséptico dentro dos calçados, coloque eles em local seco e arejado para evitar a proliferação de fungos, odores ou micoses.
Fonte: Bolsa de Mulher

2 – A rotina diária dos pés dos corredores

Quem corre e treina de verdade sabe que ter pés de corredor não é um elogio. Fazer esporte é ótimo para o corpo e para a mente, mas é preciso cuidar da saúde dos pés: calos, unhas fracas e bolhas são alguns dos problemas que todo corredor habitual enfrenta.

  • Os principais cuidados que os corredores precisam adotar com as unhas dos pés é sempre manter as unhas aparadas, com atenção para não cortar demais, pois tendem a doer com o impacto e o atrito com o tênis. Hidratar os pés também é fundamental.
  • Nada de pressa! Um dos cuidados com os pés mais importante antes de realizar qualquer atividade física, é começar sempre com o aquecimento. Isso prepara seu corpo e seus pés para encarar algo mais “agressivo” ao seu corpo. Seus pés não podem ser forçados com movimentos bruscos de uma hora para outra, então comece com um leve alongamento e uma corridinha de 5 minutos ara esquentar o corpo e aquecer os músculos.
  • Não faça corridas longas com tênis novos. Procure se adaptar a eles dias antes com caminhadas para não sofrer com bolhas em pré e pós-treinos ou provas.
  • As meias devem ser de algodão para absorver melhor o suor e sem costuras nem elásticos muito apertados para não causar traumas, bolhas e má circulação. É importante se certificar que os tênis se encaixam corretamente, sejam confortáveis e apropriados para corrida e tenham amortecedores. É recomendável escolher um tamanho acima do tamanho do seu calçado habitual.
  • A função das unhas é proteger e defender as extremidades dos dedos de fatores externos. Na prática da corrida, o que acontece é que os tênis, alguns inflexíveis, velhos ou apertados, esfregam a unha e a traumatizam, separando-a do leito ungueal (lugar que a unha cresce). Exemplificando, seria como um martelo batendo repetidas vezes em um prego.
  • Se você estiver com unhas muito vermelhas ou arroxeadas, é importante mergulhar os pés em água gelada. Não puxe nem arranque a unha, deixe-a cair sozinha. É importante não cortá-la nem perfurá-la, pois o furo pode contaminar e infeccionar. Pode ser que a unha nova cresça mais grossa ou até com micose, portanto, nesse intervalo entre a queda e o crescimento de uma nova unha procure um podólogo ou dermatologista para auxiliar no processo de recuperação. Um creme fortalecedor também pode ajudar.
  • Após um treino ou uma prova, para aliviar possíveis desconfortos, o primeiro passo é tirar tênis e meias, calçar chinelos e deixar os pés relaxarem. Ao chegar em casa, mergulhe os pés num recipiente com água gelada ou coloque uma tolha molhada com água gelada envolvendo os pés e tornozelos por 20 minutos. Faça massagens circulares com creme hidratante e, se estiver muito cansado, deite e deixe seus pés elevados.
  • A bolha surge com o atrito entre pés, meias, tênis e solo. É mais comum em regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho. Ela se forma quando uma camada de pele se descola (por causa da fricção) e o local fica cheio de líquido, geralmente incolor. Se o atrito for muito forte, a pele se descola de vez e forma-se a bolha. Se o atrito for leve, mas repetido, forma-se o calo.
  • Aplicar vaselina antes de calçar os tênis é a solução para os pés não se encherem de bolhas durante a corrida. É importante que o tênis tenha o tamanho adequado, deixando os dedos livres, sem apertar. Outra saída é o uso de palmilhas personalizadas, cuja tecnologia traz diversos benefícios. Se as bolhas já estiverem castigando os seus pés, faça um pequeno furo lateral com uma agulha esterilizada, expulsando o líquido. Em seguida, aplique uma pomada antibiótica e cubra com um curativo.
  • Calos também são problemas constantes nos pés dos corredores. “O aparecimento [dos calos] indica que há pontos de pressão entre o pé e o calçado utilizado”, comenta a dermatologista. “O corredor deve identificar os sapatos responsáveis por isso e evitá-los e, para tratar, consulte um dermatologista.”
  • O mau odor surge pela ação bacteriana no suor em contato com a queratina [proteína que recobre a pele]. Para evitar o famoso chulé, a dermatologista sugere que os pés se mantenham secos a maior parte do tempo. Alguns produtos, como talcos e sprays desodorantes, podem auxiliar.
  • Sua pisada é supinada, pronada ou neutra? Não faz ideia do que estamos falando? Então, pare tudo, e não comece suas atividades físicas sem antes conhecer melhor os seus pés.
  • Cada tipo de pisada determina a forma como vamos escolher nossos tênis e até calçados na rotina do dia. Já que estamos falando de esportes, é sempre bom lembrar que os calçados devem dar suporte para os nossos pés de acordo com o arco. Outra dica é usar os sapatos para treinamento específicos que você está fazendo. Se você pretende começar a praticar corrida, por exemplos, não dá para usar um simples tênis de caminhada ou aquelas chuteiras. É preciso sempre priorizar os cuidados com os pés e evitar lesões futuras.
  • Se você já teve alguma lesão e ela se tornou recorrente na sua saúde, é sempre bom tomar cuidados com os pés especiais para que não voltem a acontecer ou prejudique os músculos e tendões. Uma dica é usar fitas para tornozelos. É importante lembrar também de trocar seus tênis desgastados. Nada de apego com aquele par de tênis velhinho, pois é recomendável a troca regular de tênis a cada seis meses, de acordo com o seu uso.
  • Uma boa superfície também é recomendada para começar treinos leves e até mais pesados. Evite buracos, pedras e estradas com superfícies irregulares. Atenção as trilhas escolhidas, conheça sempre o terreno.
Fonte: Sport Life

3 – A rotina diária de cuidados com os  pés de acordo com sua idade

O cuidado dos pés pode ser simples, fácil e relaxante. Vamos explicar que tipo de rotina é mais importante e em que ocasião. E dar-lhe umas dicas simples de como manter os seus pés saudáveis, suaves e bonitos!

Fonte: Hansaplast

Nos seus vinte anos – Provavelmente não pensa muito nos seus pés, mas aqui tem algumas coisas que pode fazer:

  • Moda e tendências são divertidas, claro, mas não compre sapatos baratos. Pode facilmente dar cabo dos seus pés com materiais sintéticos, que não deixam os seus pés respirar, podem fazer alguma pressão e dor porque o material não cede, etc.
  • Proteja os seus pés quando sai à noite. Ir sair e dançar é divertido, e ficar na noite até de madrugada pode não ser um problema para si, mas pode ser para os seus pés: proteja-os quando vai sair use “Hansaplast SOS Penso Prara Bolhas” ou “Penso Anti-Fricção” antes de por os sapatos. Isto vai reduzir a fricção e não vai estragar a diversão porque pode ficar com zonas doridas nos seus pés por utilizar sapatos com fitas ou semelhantes.
  • Adora viajar ou ir visitar amigos em diferentes cidades? Então leve o novo Hansaplast Kit de Bolso. Vai salvar a vida aos seus pés – encha-o com os seus pensos preferidos para não estragar a sua viagem.
  • Lembre-se de ser tão bom para os seus pés como é para o seu corpo: Hidrate! Utilize creme para pés como “Creme de Pés Regenerador” para tratar dos seus pés depois do banho. Isto vai ajudar a mantê-los em forma.
  • Conheceu um rapaz interessante e tem medo de tirar os seus ténis ou sapatos porque pensa que tem os pés mal cheirosos? Utilize alguns produtos, como talcos e sprays desodorantes, podem prevenir suor e odor, sem preocupações.
Fonte: Hansaplast

Nos seus trinta anos – Provavelmente tem um estilo de vida muito ativo, anda muito ocupada com o seu trabalho ou até família:

  • Utilize um hidratante que reduza os calos, como “Creme de Pés Regenerador”. Os pés perdem facilmente a hidratação e as suas solas têm tendência a secar quando passamos muito tempo de pé – principalmente quando tem um estilo de vida muito ativo.
  • À noite, depois de um dia estressante, misture um pouco de mimo com relaxamento – faça uma máscara para pés – aplique uma camada generosa de “Anti-calosidades Creme Intensivo 20% Ureia”.
  • Utilize “Hansaplast Silves Active” para manter a sensação de frescura nos seus pés – um anti-transpirante de confiança é ideal para mulheres muito ativas. Aplique-o antes de sair da casa de banho e garanta proteção durante todo o dia.
  • Peles secas nos seus pés merecem atenção regular, para não deixar acumular e criar problemas no futuro como calcanhares quebrados. Faça uma pedicura de vez em quando, quer seja em casa ou com um profissional. Um banho aos pés cuida e relaxa-os. Não se esqueça de hidratá-los generosamente depois.
  • Anda de um lado para o outro ou vai numa viagem de negócios a uma cidade que quer conhecer e por onde quer passear? Proteja os seus pés de pontos doridos, calos e bolhas utilizando “Hansaplast Penso Anti-Fricção”. “Hansaplast SOS Penso Prara Bolhas” é um salva-vidas quando lhe aparece uma bolha, portanto leve alguns quando for viajar. O ideal é levar o novo “Hansaplast Kit de Bolso” que é fcil de por na mala e até pode fazer uma mistura dos seus “SOS Penso para Bolhas”!
  • Não cuide apenas das primeiras rugas na cara, os seus pés devem fazer parte da rotina de beleza: porque a pele dos seus pés é muito mais grossa do que qualquer outra parte do seu corpo, vai precisar de um produto com propriedades hidratantes muito mais eficazes. A ação intensa de “Hansaplast Pés de Seda” é extraordinária.
Fonte: Pés Perfeitos

Nos seus quarenta anos – Os seus pés vão precisar de mais atenção porque, infelizmente, os pés têm tendência a ficar mais secos com a idade.

  • Não deixe que os calos se acumulem, trate deles diariamente. Mantenha os calos afastados com uma lima ou pedra pomes.
  • Cuide de si com um banho para os pés de vez em quando. Isto é fácil de fazer enquanto vê os seus programas de televisão preferidos – não só relaxa os seus pés como os prepara para a remoção de peles duras.
  • Faça pedicuras profissionais regulamente.
  • Hidrate, hidrate, hidrate: de preferência de manhã E à noite, depois do seu banho e antes de ir para a cama. Dependendo do grau de secura dos seus pés, utilize “Anti-calosidades Creme Intensivo 20% Ureia”, um ótimo produto com propriedades de hidratação intensa, ou “Hansaplast Reparo & Cuidado”, que repara peles extremamente calejadas e até calcanhares quebrados).
  • Não pense que o cuidado da pele é apenas para a sua cara: preste atenção regular às zonas calejadas ou em desenvolvimento de calos dos seus pés. A melhor forma de os prevenir é com um tratamento adequado! Trate disso e mantenha os calos bem longe com produtos eficazes na sua rotina diária!
  • Escolha os sapatos certos quando passa muito tempo de pé ou a andar, porque os pés não aguentam muito tempo com mau calçado. Proteja-os da dor das bolhas ou zonas danificadas por fricção a mais com “Hansaplast Gel Anti-Bolhas”.
Fonte: M de Mulher

Nos seus cinquenta anos ou mais – É agora que os seus pés vão mostrar todas as maldades que lhes fez… Pode sofrer com calos, ou ter uma pele especialmente seca e calejada. Dê-lhes o cuidado extra que eles precisam para continuar a andar confortavelmente.

  • Afaste os calos com regularidade. Se as peles mortas não são removidas, vão tornar-se duras e espessas e podem ficar quebradas e doridas, dificultando o andar. Retire-as utilizando uma lima ou pedra pomes.
  • Preferencialmente, duas vezes por dia. As propriedades hidratantes intensa de utilize “Anti-calosidades Creme Intensivo 20% Ureia”, vão mantê-los suaves e bonitos.
  • Pés secos ou mal tratados podem resultar em calcanhares quebrados. Utilize “Hansaplast Reparo & Cuidado”, que trata deste problema sem stress. Com uma utilização regular, a sua fórmula intensa irá reparar até a pele mais seca ou quebrada e restaurar a sua pele suave e saudável.
  • Os calos podem aparecer mais recorrentemente. Previna-os utilizando sapatos pouco apertados. E aplique “Hansaplast Penso para Calos” assim que surgir algum. O anel irá promover um alívio instantâneo e o ingrediente ativo salicílico irá ajudar no seu desaparecimento.
  • Faça pedicuras profissionais regulamente.

 

Artigo: artigosdemulher Bolsa de Mulher, Salão C7, O 2 Por Minuto, Hansaplast, Sapatos de Arrasar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *