Saúde

6 motivos para tomar água morna

hot-962139_960_720-810x540

Que a água é a nossa maior aliada da saúde do organismo, isso todo mundo já sabe. Por isso, é recomendado a ingestão de pelo menos dois litros desse líquido por dia, tendo em vista que ele ajuda os órgãos a funcionarem de forma apropriada, hidrata e regula a temperatura do corpo.

O que pouca gente sabe, mas está começando a descobrir, são os benefícios que a água morna traz para o organismo.

De acordo com Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que já utiliza há muito tempo, esta opção de água é mais saudável que a gelada, por exemplo.

Para explicar essa afirmação, listaram seis motivos pelos quais as pessoas deveriam preferir a água morna para saciar a sede e cuidar do corpo.

O único alerta que os especialistas fazem é a temperatura do líquido, que não deve passar de 75 °C. Assim, o consumidor não corre o risco de ter transpiração e nem queimar a língua.

Motivos para substituir a água gelada pela morna

1. Maior hidratação

  • O consumo de água fria, gelada ou na temperatura ambiente, pode representar a longo prazo, uma desidratação dos órgãos.
  • Portanto, você acaba se sentindo mais sedento ao introduzir a água morna, isso porque os órgãos internos são ativados, depois do sono induzido pelo líquido frio consumido anteriormente.

2. Evita desperdício de energia

  • Há um trabalho maior para metabolizar água fria e até mesmo a de temperatura ambiente, que pode chegar aos 22 °C. Sendo assim, se tem mais trabalho, tem mais gasto de energia para suprir a tarefa de metabolização.
  • Já quando é consumida água morna, o corpo pode gastar essa energia em outros setores do organismo, como no aumento de imunidade, na prevenção de doenças etc.

3. Protege os órgãos e a circulação sanguínea

  • De todas as temperaturas da água, a mais gelada é a que tem a maior capacidade de congelar os órgãos e a circulação do sangue no corpo.
  • Isso resulta em uma desaceleração e um encolhimento das partes mais importantes do organismo. Desta forma, o consumo de água fria ou gelada, faz com que o funcionamento do corpo tenha sua capacidade ideal reduzida.

4. Harmonia da temperatura interna

  • Quando a pessoa bebe muita água gelada, ela pode está levando o corpo para um desequilíbrio de temperatura corporal. Esse estado pode ser caracterizado como uma menstruação dolorosa, má digestão, anemia, fezes moles, fadiga crônica, mãos e pés frios etc. O consumo de água morna pode reverter essas situações.

5. Equilibra a temperatura externa e interna do corpo após atividades físicas

  • Normalmente, após o término dos exercícios, as pessoas acabam bebendo muita água gelada na tentativa de acabar com a sede. Entretanto, a temperatura do corpo se choca com a da água e o esfriamento não ocorre de forma natural.
  • O calor interno se move para a parte superior do corpo e causa sudorese, deixando o interior frio. A água gelada, por sua vez, torna o ambiente interno do organismo ainda mais frio, e assim não consegue recuperar a temperatura ideal.

6. Controla o apetite

  • Muito se tem falado sobre a água gelada para promover o emagrecimento, e assim muitas pessoas estão levando essa “receita” a sério. Isso ocorre, porque a temperatura da água gelada ou fria contrai os músculos do órgãos que compõem o processo digestivo, causando assim uma digestão lenta.
  • Além disso, ela permite que o corpo queime mais calorias, uma vez que há um gasto maior de energia para tentar restabelecer a temperatura corporal ideal.
  • Todavia, na visão do MTC, esse papel desempenhado por esse líquido, causa danos aos órgãos que desempenham a digestão e, à longo prazo, o corpo acaba ganhando peso e de quebra alguns problemas digestivos.

[in.remedio-caseiro.com]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *