Sem categoria

7 Dicas de como fazer um tapete com tiras de retalhos

Fonte: Pinterest

Para aqueles que mechem com tecidos, sempre sobram aqueles retalhos e até gastamos com uma empresa especializada para dar um fim nesses resíduos têxteis sem contaminar o meio ambiente. Mas o que acha de reaproveitar esses retalhos gastando muito menos? Ensinaremos aqui 7 dicas de como fazer um tapete com tiras de retalhos, aqueles amarradinhos, veja abaixo o passo a passo e logo após passaremos algumas fotos para se inspirarem.

Primeiro: Projete seu tapete

Para isso responda às seguintes questões: onde pretende colocá-lo? Que dimensões ele deverá ter? Que cores quer incluir nele? Liso ou com desenho? Qual a forma? São várias as hipóteses, simplesmente escolha aquela que vai mais de encontro ao seu agrado e necessidades. Pegue uma caneta pilot, daquelas de escrever em cd, e risque o desenho que quer fazer na talagarça/estopa.

Segundo: Separe o que vai usar

  • O passo seguinte é reunir os retalhos que você tem. Separe-os por tons, se tiver optado por criar um esquema de cores, e texturas (toalhas turcas, tecidos de veludo, de cetim…), de forma a não criar confusão visual no tapete. Podem ser camisetas velhas, toalha velhas, jeans, ou qualquer peça de roupa rasgada e velha;
  • Tesoura;
  • Talagarça ou estopa;
  • Máquina de costura;
  • Pinça ou palito, algo para passar a tira pelo buraco do tapete;
  • Opcional: cola quente, linhas de costura.

Terceiro: Escolha o tipo certo de tela

Nesta fase você também já deverá ter uma tela de tapete, chamada talagarça (que é emborrachada) ou se preferir “tecido de telinha” para não esquecer, e tem a estopa (é um tecido como se fosse um saco furadinho), que encontrará facilmente em casas de tecido e artesanato. Essa será a base do seu tapete, por isso quanto maior ela for, maior será o seu tapete. Prefira as emborrachadas, ou antiderrapante, que não deslizam no chão. Aqueles tipo estopa/saco é muito fácil de escorregar.

Fonte: Amarradinho em você

Quarto: Corte os retalhos na medida

Corte cada um dos retalhos em tirinhas com largura de um dedo (cerca de 1 cm de largura) e com um comprimento de 5 a 10 cm, consoante a altura que você pretender que o tapete tenha.

Fonte: Cantinho da Gi

Quinto: Como amarrar as tiras

Passemos então à parte prática: amarre cada uma das tiras de retalho aos buraquinhos da tela. Utilize a pinça ou o palito para auxiliar a passar a tira pelo buraco do tapete. Não há uma regra que dite a distância que cada nó de retalho deve ter entre os outros, mas é aconselhado que fiquem próximos para não originar buracos no tapete. Faça isso até preencher completamente toda a área da tela. Este é um exercício bem divertido que você poderá realizar enquanto relaxa em casa, vendo televisão, por exemplo, pois irá tomar-lhe algum tempo consoante a dimensão da tela que estiver utilizando. A duas formas de dar um nó, o nó normal, e o nó com duas tiras, conforme as fotos abaixo. Dica: Se achar melhor, coloque todas as tiras, e depois amarre-as, torna o processo mais rápido.

Fonte: Agulha de ouro atelie
Fonte: Pinterest
Fonte: Crie e faça multi ofertas
Fonte: Arte Blog

Sexto: Acabamento

Para dar o acabamento, deve dobrar a beirada do tapete e dobrar o velcro que fique um acabamento dos dois lados de 1 cm a 1,5 cm e costure com a máquina de costura. Assim garantirá que não irá desfiar a talagarça/estopa.

Fonte: 99 Graus
Fonte: Fazendo e criando artesanato

Sétimo: Dicas e Cuidados

Lavar os retalhos antes de aplicá-los na tela artesanal é também uma boa dica, assim você conseguirá fazer com que o tecido fique mais enroladinho, deixando o tapete mais bonito.

Sugerimos fazer o “tapete de toalhas” no banheiro, visto que as toalhas são bem mais absorventes do que camisetas. Mas o princípio para fazer o tapete é o mesmo!

Fonte: Pinterest

Quando sujar o tapete e for lavar na máquina, coloque como roupas delicadas. Pois quando fiz meu tapete e lavei, saiu um monte de tiras, portanto amarre firma e faça um ótimo acabamento para não desfiar a talagarça. Também para que fique mais resistente pode-se usar cola quente ou linhas de costura para dar uns ponto, assim não solta fácil.

Fonte: Arte reciclada

Gostaram? Veja abaixo fotos para se inspirar e começar já a fazer o seu!

Fotos e inspirações de tapetes de tiras

Fonte: Pinterest
Fonte: Artesanato cultura mix
Fonte: Tudo arte
Fonte: Cathiarts
Fonte: Vila Club
Fonte: Suzukicars
Fonte: UmComo
Fonte: Pinterest
Fonte: Wikitemas
Fonte: Artesanato e reciclagem
Fonte: Artesanato e reciclagem
Fonte: Meu artesanato
Fonte: Pinterest

 

Artigo: artigosdemulher Receitas e dicas rápidas, UmComo, Viva Decora, Arte Reciclada

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *