Pensamentos

7 sinais de intoxicação emocional

intoxicação-500x408
Devemos dedicar um tempo para cuidar de nosso interior e limpar nossas emoções. Quando estamos intoxicados, vamos tudo ao extremo e acabamos interpretando as palavras e ações dos outros de maneira errada.
7 sinais de intoxicação emocional
Sinto-me vulnerável, me irrito com facilidade e, de vez em quando, sinto vontade de sair correndo e jogar tudo para o alto. Deixo de me interessar e começo a ser indiferente em um milésimo de segundo, ou seja, assim como me agrada muito realizar um projeto, o mesmo me aborrece minutos depois.
Vivo em uma montanha russa constante. O sorriso e o choro me acompanham e me desestabilizam nos momentos mais inesperados. Preciso de muito esforço para separar minhas preocupações atuais e passadas, e a insegurança domina minha vida.
Ajo, com frequência, de forma inconsciente e não consigo expor, com clareza, meus pensamentos e minhas emoções, o que me causa muitos problemas. Além disso, não me sinto bem com nada nem ninguém, pois sinto a necessidade de ter alguém que pegue na minha mão e me guie.
Você se identifica ou conhece alguém que diz essas palavras? Esse poderia ser um discurso de uma pessoa com sintomas de intoxicação emocional, o que é a mesma coisa de uma pessoa com problemas emocionais relacionados ao estresse, a ansiedade e a depressão.
Muitos de nós compreendemos, sem problema, quais são os efeitos da intoxicação por álcool. Sabemos que nossa capacidade de percepção se altera, que os batimentos cardíacos ficam mais lentos, que nossa capacidade de reação diminui, etc.
Mas, somos capazes de interpretar os sinais que indicam que estamos sendo oprimidos por nossas emoções?
1. Está constantemente na defensiva?
  • Como já comentamos, uma pessoa que está intoxicada por suas emoções tem ativado o “modo de auto-proteção”, através do qual se protege do que pode lhe causar danos.
  • Quando nossas emoções nos oprimem, podemos interpretar de maneira errada as ações das pessoas ou considerarmos que as palavras dos demais são ditas em forma de ataque. Desta maneira, ficamos atentos apenas ao momento e levamos tudo ao extremo.
  • Isso acontece porque nossa auto-estima está muito baixa, o que faz com fiquemos vulneráveis diante de qualquer acontecimento. Nossas emoções nos bloqueiam e fazem com que vejamos só as coisas negativas, o que faz com que qualquer coisa nos afete diretamente.
  • Como consequência, distorcemos as palavras e as vontades dos outros, e com isso acabamos agindo de forma agressiva e descontrolada, acreditando que devemos nos proteger de algo perigoso que na verdade está apenas em nossa mente.
2. Suas percepções se alteram
  • É provável que, ao observar as coisas ao seu redor levando em considerações suas emoções, você acabe não se escutando e não escutando os demais. Assim, no final do dia, pode parecer que tudo não passou de uma perda de tempo, mas não se livrar desses conflitos pode causar muitos problemas.
  • Por exemplo, o nervosismo, a impaciência e as reações emocionais descontroladas tem sua origem aqui e paramos para pensar sobre como estamos entendendo as coisas que nos rodeiam.
3. Você é excessivamente crítico
  • Uma das razões pela qual é tão complicado lidar com uma pessoa intoxicada é porque elas se auto-impõem uma barreira de intransigência.
  • Se você se sentir dessa maneira, é possível que queira ter controle sobre tudo e impedir que algo interfira em sua vida, não concedendo a menor margem de interferência. Procure ser mais benevolente consigo mesmo e com os demais.
4. Afloram suas inseguranças
  • Se você sentir que está intoxicado, provavelmente tenha notado que suas inseguranças afloraram e controlam sua vida. Você está mais reativo e se coloca na defensiva com frequência.
  • Sua auto-estima está completamente debilitada e você sente que é vulnerável a qualquer coisa que aconteça. É provável que se sinta sem forças e que seja incapaz de entender com clareza como se sente, como é, e até mesmo o que é capaz de fazer.
  • Como consequência, você pensará que necessita de alguém ao seu lado para suprir suas carências, que o proteja e controle sua vida todos os dias, pois você não pode fazer nada por si mesmo. Obviamente, este aspecto precisa ser trabalhado por você com o objetivo de regenerar a sua auto-estima e identidade emocional.
5. Se sente apagado
  • A sobrecarga emocional pode chegar a nos oprimir até apagarmos. Sentir-se apagado significa não ter forças e não ser capaz de se sobrepor por conta própria.
  • Quando nossa vitalidade é apagada, optamos por fechar as cortinas e nos protegermos de nossos próprios sentimentos, renunciando a uma parte importante do nosso ser.
  • Definitivamente, é preciso ter um grande esforço mental e físico para tomar decisões e estar atento a tudo, pois senão você não terá forças para enfrentar o resto dos problemas.
6. Seu bloqueio emocional o impede de avançar
  • Quando estamos tomados pelas nossas emoções somos capazes de filtrar, mentalmente, nossas reações emocionais e sentimentos. Como consequência disso, nossa capacidade de nos comunicarmos, de tomar decisões e de avançar estão debilitadas, e assim nos encontraremos em situações nas quais responderemos de forma inadequada ou, simplesmente, não saberemos responder.
  • Estar emocionalmente intoxicado o impede de pensar antes de falar e de tomar decisões sobre o que acontece. Sua atenção e memória são excessivamente seletivas, o que faz com que piore diante de uma discussão, pois você começa a distorcer as palavras que está escutando e a tirar suas próprias conclusões, o que desenvolve frustrações e problemas.
  • “Deves ter a cabeça sempre fria, o coração sempre quente e a mão larga”, disse Confucio. As reações tomadas quando estamos furiosos, faz com que nossas emoções e impulsos entrem em erupção e dessa forma não estaremos sendo nós mesmos se agirmos assim.
7. A vertigem emocional não deixa dizer adeus
  • Temos medo de nos desfazermos de algo que estava connosco, seja algo que ficou por pouco ou muito tempo. Por isso, não podemos nos desprender disso nem deixá-lo ir, mesmo que aquilo esteja nos gerando sofrimento.
  • Se normalmente isso já é difícil, quando nossas emoções nos invadirem, começaremos a sentir ter um medo de um vazio emocional muito maior. Isso acontece porque entendemos que, ainda que nossa arquitetura emocional esteja prestes a desmoronar, existem pilares básicos que podemos nos sustentar.
  • Obviamente estamos equivocados, e esta percepção é fruto do esgotamento e do bloqueio causado pela intoxicação emocional.
[in:melhorcomsaude.com]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *