Saúde

7 sinais para saber se uma pessoa está deprimida

preview-730510-650x341-98-1470254319

Muitas pessoas já passaram por esta situação: alguém próximo a nós, seja um amigo ou um parente, está agindo de uma forma estranha. Talvez seja apenas o resultado do cansaço e do stress. No entanto, tal estado de ânimo se torna cada vez mais frequente, e parece até que aquela pessoa não se interesse em sair daquele ‘buraco’ emocional. A situação pode ser mais grave do que você pensa, e pode ser que a depressão esteja por trás de tudo.

A seguir, aprenda a identificar,  alguns indícios de que a pessoa está deprimida. Na dúvida, consulte um profissional especializado.

1. A pessoa se irrita por qualquer coisa
A maioria das pessoas acha que a depressão é apenas uma grande tristeza. Mas é o contrário: é comum que, durante a depressão, as pessoas fiquem irritadas e agressivas, em vez de abatidas e desanimadas.

2. Reclama da insónia
Passar uma ou duas noites sem dormir não é o fim do mundo. Porém, a insônia crônica é, sim, preocupante. Às vezes acontece o contrário: pela manhã a pessoa não consegue acordar, passa o dia inteiro com sono e, no fim da tarde, já quer voltar para cama, deixando de lado até mesmo coisas importantes.

3. Começa a sentir dores pelo corpo
Existe uma ligação forte entre o nosso corpo e nossa consciência. Quando o organismo tenta recuperar a saúde psicológica, é comum o surgimento de dores inexplicáveis nas costas, músculos ou constantes dores de cabeça.

4. Se sente sem energia
Sente muito cansaço e falta de energia o tempo todo, o que é frequentemente atribuído à insónia ou excesso de trabalho. Um sintoma importante é quando as pequenas tarefas passam a cansar muito, exigindo muito mais tempo para serem realizadas.

5. Sente culpa
Sentir-se culpado e inútil frequentemente e por qualquer motivo não é normal. Quando qualquer acontecimento provoca um monólogo interno cheio de autocrítica, isso pode ser um sinal de depressão.

6. Loucuras inesperadas
Um interesse exagerado e repentino por jogos de azar, comportamento sexual de risco e outros abusos podem, na realidade, indicar que a pessoa está tentando combater seu caos interior. Essa mudança no comportamento dá apenas um alívio temporário, agravando ainda mais a depressão.

7. Problemas de concentração

Tudo está nebuloso: a pessoa perde as chaves, documentos e esquece coisas importantes. A concentração no trabalho diminui consideravelmente e é difícil manter o foco nas tarefas quotidianas. Sinais de falta de concentração pode ser um dos sintomas surgidos com a depressão.

 

Lembre-se: quanto mais sinais você perceber, maior é a chance de que a pessoa não esteja só cansada, mas deprimida. Não ignore tais sintomas e estimule este alguém a buscar ajuda de um profissional do ramo.

 

psychologytoda

[in:incrivel,club]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *