Saúde

Benefícios de fazer uma caminhada

0506bu0613-2-300x300
A caminhada é um dos exercícios mais fáceis de se praticar. Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feita a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira.A caminhada é considerada ideal para aquela pessoa sedentária que resolveu começar uma actividade física e traz diversos benefícios para a saúde!
Aqui estão alguns motivos para você começar a fazer sua caminhada diária:
– Emagrece. A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbico. Queima calorias e, consequentemente, ajuda no controle do peso.
– Auxilia no controle do colesterol e de diabete. A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim. Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a acção da insulina no corpo.
– Combate a osteoporose. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos eléctricos em nossos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.
– Melhora o humor. Deixa a pessoa mais vigorosa e activa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com frequência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida.
– Melhora a respiração. A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e consequentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.
– Aumenta a circulação do sangue. Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.
– Melhora a imunidade do corpo. Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.
– Ajuda a dormir melhor. A caminhada, assim como a maioria das actividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insónia.
Dica: Antes de se aventurar nas caminhadas, tome cuidado com o ténis escolhido: usar um sapato desconfortável ou sem amortecimento pode trazer problemas sérios para a musculatura.
Seja ao ar livre ou na esteira, não deixe de fazer sua caminhada diariamente

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *