Saúde

Benefícios e contra-indicações do gengibre

Como-diminuir-a-dor-muscular-com-gengibre
O gengibre é usado em várias receitas pois possui um aroma e um sabor muito agradável. O gengibre tem uma longa história na medicina alternativa, vários remédios naturais são feitos com o gengibre devido ao seus muitos benefícios.
Então hoje  vai aprender um pouco mais sobre o gengibre, conhecer suas propriedades e seus benefícios para a saúde.
O que é o gengibre?
Ele era e é utilizado por comunidades como a China e a Índia há milhares de anos devido às suas propriedades de cura poderosa. Atualmente crescido em lugares tropicais, como Jamaica.
Nutrientes do gengibre
  • O gengibre possui uma substância chamada gingerol, rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Essa substância que é responsável pelo sabor picante do gengibre.
  • O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que aceleram o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.
  • Sua raiz é composta por vitamina B6, potássio, magnésio e cobre, mas o gengibre não pode ser consumido em grandes quantidades, como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou em outras receitas para dar sabor aos pratos.
Contraindicações e riscos de consumir o gengibre
  • O gengibre pode ser consumido pela maioria das pessoas. Mas para as gestantes, os efeitos do consumo do gengibre é algo incerto. Alguns especialistas dizem que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até favorecer um aborto. Só que alguns estudos mostraram que o risco de má formação no feto das mulheres que consumiam o gengibre não apresentou nenhuma alteração.
  • Os alimentos termogênicos, como o gengibre, não são recomendados para quem tem hipertireoidismo, pois o metabolismo dessas pessoas já é acelerado, por isso o consumo desses alimentos pode causar a perda de massa muscular. Além disso, as crianças, gestantes, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não podem consumir os alimentos termogênicos abusivamente, pois eles podem aumentar a pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.
  • O gengibre pode causar hemorragias e, por isso, as pessoas que tem distúrbios hemorrágicos devem evitar o consumo desse alimento.
A raiz de gengibre também piora os casos de doenças cardíacas, por isso não deve ser consumido por pessoas que tenham problemas no coração.
Benefícios do gengibre
  • O gengibre é muito bom para combater e prevenir náuseas,
  • O chá de gengibre foi testado por várias mulheres, e as dores menstruais foram aliviadas rapidamente.
  • As suas propriedades anti inflamatórias reduziram a dor da artrite reumatoide.
  • Estimula a digestão e ajuda a aliviar as dores no estômago causadas por gases.
  • Recentemente, alguns cientistas descobriram que o gengibre ajuda a combater as enxaquecas.
  • É altamente recomendado para quem tem problemas circulatórios, uma vez que estimula e melhora a circulação sanguínea.

 

É muito importante que  fique sempre atento à quantidade de gengibre que consome diariamente, não ultrapasse 4 gramas por dia. Se exceder esse limite,  pode ter ulceras e gastrite.
Pode sempre consultar o seu nutricionista para consumir o gengibre com mais segurança.

2 thoughts on “Benefícios e contra-indicações do gengibre

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *