Beleza

Como escolher os óculos certos

Hoje em dia, os óculos não servem apenas para corrigirem a visão, mas um item fashion e indispensável para muitas mulheres, ou seja, algo que é preciso usar, mas que deem um up no visual, combinando com o estilo da pessoa. E com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil saber qual é o certo. Portanto descrevemos abaixo itens importantes para saber: Como escolher o óculos certo para cada tipo de pessoa? Qual óculos combina melhor com sua personalidade?

2 Modelos que todos devem ter

  • Neutro: Deve conter apenas as lentes, as hastes e a parte do nariz.
  • Marcante: Um preto.

Tamanho da cabeça

As hastes devem estar apenas apoiadas na têmporas (jamais muito justas) e ajustadas atrás da orelha. As ponteiras devem contornar as orelhas. Dessa forma, não farão pressão sobre a cabeça e manterão os óculos seguros. No caso dos óculos de sol, o aro inferior não deve apertar as maçãs do rosto. Por isso indicamos as armações de plástico acetato, que não acumulam tanto calor como as de metal e evitam alergias.

  • Pequena: Aposte em óculos maiores e estreitos, mas cuidado, óculos grandes demais para o tamanho geral do rosto vão se sobressair, parecendo uma caricatura.
  • Grande: Prefira os óculos menores e mais largos, de tamanho compatível. Cuidado para não ficarem muito pequenos podem parecer fora de moda ou chamar demais a atenção.
  • Maça do rosto altas: Nesse caso, tome cuidado com as armações profundas, pois podem incomodar.
  • Traços Delicados: Para traços extremamente delicados, é importante escolher armações com traços mais finos, não muito espessas, para harmonizar com o rosto.

Formato da face

Prenda o cabelo, fique em frente ao espelho, costas retas e queixo paralelo ao chão, e observe atentamente o contorno do seu rosto.

  • Redondo: Este tipo de formato de rosto tem poucos ângulos definido, tem bochechas fartas e arredondadas, além da testa e o queixo grandes. Evite óculos redondos e largos e opte pelas mais angulares, os quadrados ou retangulares. Estes tendem a deixar o rosto com um visual mais longo e quebram a suavidade de seu formato. Se o seu rosto for muito cheio redondo, deve considerar uma armação de retângulos horizontais, que faz o rosto parecer menor.
Fonte: Podre de chic
Fonte: Estilo a qualquer custo
  • Oval: Como o próprio nome sugere, este formato lembra um ovo de ponta cabeça, com a largura do rosto um pouco maior que a extensão – bochechas são ligeiramente mais largas que a testa e o maxilar. Este tipo de rosto é o mais democrático na hora da escolha dos óculos, pois ficam bem com quase qualquer modelo e armação. Você pode brincar com as cores e estilos que combinem com seu humor, sua personalidade e pode se sentir confiante seja usando um óculos da ultima tendência, ou adotando um modelo mais clássico. Mas cuidado para não perder toda expressão fácil com o uso dos óculos muito grande para seu tamanho de rosto, ou ate mesmo parecer que esta usando óculos infantil ao usar um modelo muito pequeno para seu tamanho de rosto.
Fonte: Podre de Chic
Fonte: Estilo a qualquer custo
  • Longo /Comprido: Um rosto alongado fica melhor com armação redonda ou curva que diminua o comprimento do rosto e enfatize a largura. Escolha armações com os aros superiores e inferiores iguais na estrutura e na forma. Isto dá uma quebra no formato comprido do rosto. Além disso, escolha uma armação que tenha uma ponte baixa, que encurte o nariz.
Fonte: Angelsimao
  • Quadrado /Retangular: Pessoas com o rosto mais quadrado têm testa e o queixo largos e fortes, além do contorno da bochecha até o maxilar ser quase reto, ou seja, é proporcional em comprimento e largura. O rosto retangular é muito parecido com o quadrado, mas com o comprimento maior do que a largura. Prefira óculos que tem a mesma largura do rosto, podem ser redondos ou ovalados, os menos angulares possíveis. Assim dará um equilíbrio para os traços fortes da face. E para diminuir a aparência de um maxilar anguloso, procure óculos com armações finas e delicadas para que elas não adicionem ainda mais volume ao rosto.
Fonte: Podre de Chic
Fonte: Estilo a qualquer custo
  • Exceções: Repare na famosa Olivia Wilde, ela tem um rosto quadrado, testa e queixo largos e fortes, usando óculos igualmente grande e quadrado, e tem chamado atenção com um visual similar e por ser autoconfiante, ela fez que estes óculos parecessem feitos sob encomenda.
Fonte: Tatiana Dumenti
Fonte: Blog Óculos
  • Triangular: Este formato possui a parte do maxilar mais larga e forte, é geralmente ângulos, a testa mais estreita, e o queixo é mais fino e pontudo e, por isso, dá a impressão de que a parte de baixo é mais evidente do que a de cima. Aposte em armações mais estreitas e ovais, como o estilo aviador, ou seja, mais ovalados embaixo para preencher o espaço. Pode apostar também nas armações de meio aro, ou óculos gatinho, ou até uma armação com duas tonalidades, onde a parte de cima seja mais escura e a parte de baixo mais clara.
Fonte: Podre de Chic
Fonte: Estilo a qualquer custo
  • Triangulo invertido/Coração: Pessoas com uma testa larga e um queixo estreito e pontudo. Um rosto com este formato pode ser longo e gracioso ou mais arredondado, mas ambos tendem a ter as maçãs do rosto angulosas e altas. Por isso, prefira as armações que são maiores embaixo ou com algum detalhe na parte de baixo dos óculos. Eles devem ser um pouco mais largos do que a teste para ficarem ajeitados.
Fonte: Glitterinado
  • Diamante: Rosto diamante é um biotipo raríssimo; é caracterizado por linha da mandíbula estreita e por maçãs do rosto altas e bem acentuadas.Para destacar os olhos e realçar as maçãs do rosto, tente armações detalhadas, armações sem aro ou ovais.
Fonte: Glitterinado

Após ter visto esses modelos de rostos, já conseguiu definir qual é o seu? Ainda não deu? Então agora, use um pincel delineador lavável para fazer o contorno do formato de sua face. Trace cuidadosamente o contorno do seu rosto no espelho com a expressão relaxada, desenhando a testa, passando pelas maçãs e indo até o final do queixo. Não inclua as orelhas.

Antes de tirar o contorno, dê aquele seu melhor sorriso, mostrando os dentes e repita o procedimento. Porque disso? Entenda que quando seu rosto está relaxado você tem um contorno, e quando sorri mostrando os dentes tem outro contorno, por exemplo, Jennifer Lawrence tem um formato retangular forte quando relaxada que se transforma em um rosto em forma de coração quando sorri.

É por isso que muitos rostos não se encaixam em um único tipo especifico de formato, pois possuem traços que se assemelham a dois ou mais formatos. Se este for o seu caso, você é uma sortuda! Você possui mais opções de armações de óculos.

Formato do nariz

O apoio do nariz (também chamado de “ponte dos óculos) deve encaixar bem, sem marcar a pele, o que ocorre quando o tamanho não está certo. Há dois tipos de apoio, os de metal, com as plaquetinhas, e os de acetato. Quanto maior a área de apoio no nariz, melhor, pois divide o peso.

  • Nariz Pequeno: Em relação à ponte (ligação entre os dois aros), a melhor opção para nariz pequeno, é o uso de óculos com ponte pequena.
  • Nariz Largo: Em relação à ponte (ligação entre os dois aros), escolha opções mais altas.
  • Nariz Longo/ Grande: Em relação à ponte (ligação entre os dois aros), como você possui nariz longo é recomendável que ela seja mais baixa do que a linha superior da armação.
  • Nariz de Oriental: Nariz de orientais não tem o “ossinho” que segura as armações, por isto temos que prestar atenção às pontes (ligação entre os dois aros) dos óculos, pois elas devem ser baixas e com pouca profundidade. Óculos com “nose pads”/ plaquetas são ideais.

Olhos

A pupila deve ficar centralizada na armação. A armação deve ficar rente à parte de cima do olho e deve sobrepor a parte inferior aos olhos, de forma a disfarçar as olheiras. E também para ajudar a esconder as olheiras, use armações foscas ou grossas na altura delas, pois ajudarão a esconder o ar de cansaço.

Para quem tem hipermetropia, que deixam os olhos maiores, escolha armações chamativas e evite as quadradas. E quem tem miopia, que deixam os olhos menores, prefira os óculos ovalados e arredondados. Pergunte ao vendedor qual a melhor armação para o seu grau. Veja bem, para óculos de grau muito alto devem escolher armações largas para sustentar as lentes, então uma armação fina não é uma boa opção.

Sobrancelhas

As sobrancelhas devem acompanhar o formato do modelo escolhido, e também não deve ficar um espaço entre as sobrancelhas e os óculos. Um exemplo é as sobrancelhas arredondadas, a armação do óculos também deve ser arredondada, mas tome cuidado para que não forme a segunda sobrancelha.

As sobrancelhas não devem ficar dentro dos óculos, exceto se for óculos de sol, mas se for de grau, elas devem aparecer. Para sobrancelha grossa e bem marcada, é indicado valoriza-la com armações que a deixem a mostra e a destaquem no rosto!

Pele

  • Pele Escura/Morena: Prefira as armações de cores âmbar, tartaruga, preto e o branco. Pode preferir também as cores douradas e tonalidades terrosas, como o bege, laranja, amarelo e mostarda.
  • Pele Clara: Aposte em contrastes e também na tartaruga, principalmente as loiras. Pode preferir também as cores prateadas e os tons de pedras preciosas, como ametista, rubi, esmeralda ou safira. Armações douradas ficam incríveis também!

Com Franja

Quem usa franja não deve deixar que ela encoste nos óculos, evitando assim que ela amasse. Por isto, modelos muito grandes, ou muito altos, que tapem a sobrancelha não são indicados.

Cabelos

  • Pretos/Castanhos: Prefira as armações vermelhas ou na cor vinho.
  • Ruivas: Pode usar um tom degradê nos óculos em relação ao dos cabelos, nunca o mesmo. Outras cores podem ser em tons de preto, vinho, verde e cinza.
  • Loiras: Assim como quem tem pele clara,  deve aposte em contrastes e também na tartaruga, principalmente as loiras. Pode preferir também as cores prateadas e os tons de pedras preciosas, como ametista, rubi, esmeralda ou safira. Armações douradas ficam incríveis também!
  • Carecas: Os carecas possuem a vantagem de não ter que se ater à cor ou ao se tipo de cabelo na hora de escolher seus óculos. A recomendação é ousar, escolhendo armações arrojadas, bem marcantes no rosto!
  • Volumosos: Prefira as peças mais neutras, pois cabelos volumosos não combinam com os modelos com detalhes coloridos e apliques nas hastes.
  • Lisos: Aposte nos detalhes coloridos e com apliques, mas sem muito exagero.

Personalidade

  • Introvertidos: Prefira cores claras.
  • Extrovertidos: Aposte nos modelos coloridos.

Pesquisa

Saiu na moda aquele estilo de óculos Wayfarer que todos estão usando, e ficaram lindas nas suas amigas. Mas nem sempre seguir a moda é uma opção correta. Pode ficar lindas nas suas amigas, mas se você tiver um aspecto diferente delas, pode ser que não fique tão bem assim. Portanto após conhecer e identificar os seus aspectos listados acima, visite várias e várias lojas, e experimente vários e vários modelos.

  • Quer uma dica? Leve uma amiga junto com você, ou até o seu parceiro para opinar.
  • Vai comprar lente de grau e não enxerga como fica quando experimenta? Sem problemas, peça para sua amiga ou seu gato tirar uma foto sua com o óculos, assim fica fácil escolher o melhor modelo.
  • Na hora de escolher os óculos de sol, prefira os grandes que cobrem as sobrancelhas, mas cuidado, na hora de experimentar: sorria, se o óculos se mexer, nunca, jamais, em hipótese alguma leve para casa.
  • Curiosidade: Em 1929, em Atlantic City, New Jersey, óculos de sol nasceu. Com lentes escuras para proteger os olhos dos raios UV, prejudiciais a nossa saúde. Parece ser tão antigo, mas os óculos de sol tem menos de 100 anos.
  • Se preferir as de lentes espelhadas, que sempre estão em alta no verão, use apenas em situações informais.
Fonte: Blog Fernanda Marangoni

Já ouviu falar no óculos universal?

Esse modelo fica bem em qualquer tipo de rosto, é o modelo Gatinho, pois ele tem as laterais pontiagudas na parte superior que cria um ângulo interessante para qualquer formato de rosto, levantando a expressão e fazendo a por se assemelhar ao próprio formato dos olhos, fica adequado a qualquer formato de rosto.

É um modelo que está super em alta em várias versões, é só escolher o que mais combina e se encaixa no seu tamanho de rosto, e se tem o rosto mais quadrado prefira a parte inferior arredondada, e se tiver o rosto redondo prefira a parte inferior mais quadrada, para fazer um contraponto.

Fonte: Estilo a qualquer custo

Manutenção e Limpeza

A região ocular é a parte mais sensível do corpo. Por isso, a boa higienização dos óculos é obrigatória.

  • Lave os óculos regularmente com água corrente e um sabão neutro ou de coco. A água em movimento é especialmente eficaz para limpar óculos de sol usados na praia, pois ela garante a eliminação dos resíduos de areia que, além de riscarem as lentes, podem contaminar a mucosa.
  • As lentes antirreflexo dos óculos de grau nunca devem ser lavadas com água quente, pois correm o risco de craquelar. Procure higienizar de forma delicada.
  • Evite deixar os óculos jogados na bolsa sem nenhuma proteção. Além de correr o risco de entortar a armação e riscar a lente, você pode expor o acessório a bactérias. O ideal é mantê-los em uma caixinha própria e sempre ter uma flanela a mão.
  • A cada dois ou três meses, faça uma revisão nos seus pares em uma ótica. Lá, eles podem limpar os óculos mais profundamente e ainda ajustar algum desalinho na armação. A maioria das pessoas não sabe, mas as óticas oferecem esse serviço gratuitamente.

Viu só como é fácil! O ideal é sempre contrabalançar, por exemplo, cabelo liso com óculos chamativo, rosto pequeno com óculos grande, e por ai vai. Agora ficou fácil escolher seus óculos, não é mesmo? Mas lembre-se, sempre leve em consideração seus gostos e preferências. O mais importante é você se sentir bem e confiante, independente da moda ou estilo.

Artigo: artigosdemulher, Revistas Hape, Moda.IG, Eotica, Vila Mulher, Bolsa de Mulher, Wikihow, Café com Glitter, Estilo a Qualquer Custo, FHits.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *