Dicas de cozinha

Nutella faz mal para a saúde

Já experimentou o creme de chocolate com avelã, da marca Nutella? E o porquê dela ser tão gostosa e viciante? Pois é, listaremos abaixo seus ingredientes e o porquê dela ser tão saborosa, viciante e se realmente ela é perigosa a saúde. Vamos conhecer um pouco mais sobre a origem desse creme tão gostoso e depois leia para saber se realmente a Nutella faz mal a saúde.

Origem do Creme de Chocolate com Avelã

Em 1806, Napoleão tentou barrar o comércio britânico como uma maneira de vencer a guerra. O resultado disso foi que o bloqueio continental fez com que o preço do chocolate aumentasse absurdamente. Dessa maneira, os confeiteiros italianos da região de Turim começaram a adicionar avelãs picadas ao chocolate para que ele rendesse o máximo possível. Essa mistura ganhou o nome de “gianduia”.

Um século depois, o chocolate voltou a ser um produto muito caro e escasso na Europa por conta da Segunda Guerra Mundial. Então, um confeiteiro italiano chamado Pietro Ferrero recorreu mais uma vez às avelãs para, em 1946, criar a “Pasta Gianduja” que seria rebatizada de “Nutella” em 1964.

Origem do nome da Nutella

A gianduia – que foi a pasta que deu origem à Nutella – tem seu nome inspirado em um personagem da Commedia Dell’Arte, um movimento teatral tipicamente italiano. Segundo a tradição, Gianduja era um personagem piemontês sempre sorridente, que andava pela cidade carregando uma “duja”, que no dialeto piemontês significa “pote”. A principal função da duja era armazenar vinho, mas existem aqueles que acreditam que o pote também tenha sido utilizado para guardar o creme de avelã. A ilustração do personagem Gianduja chegou a aparecer nos primeiros anúncios de Nutella.

O excesso de consumo

Segundo o portal Mental Floss, um pote de Nutella é vendido a cada 2,5 segundos ao redor mundo. É um sucesso de vendas e pode ser encontrado em 75 países. O fato é que a quantidade de Nutella vendida em um ano é suficiente para cobrir mais de mil estádios de futebol. A fanpage da Nutella no Facebook reúne atualmente mais de 17 milhões de fãs.

A Nutella realmente faz mau a saúde?

Fonte: A vida e saúde

Composição do produto: açúcar, óleo vegetal (palma), avelãs (13%), cacau em pó parcialmente desengordurado (7,4%), leite desnatado em pó (6,6%), soro de leite em pó desmineralizado, emulsificante lecitinas, aromatizante. Constituintes do leite: 8,8%. Contém avelãs, leite, soja. Não contém glúten.

Observe a imagem, como podem ver, os ingredientes acusados que fazem mal a saúde, seriam o óleo de palma (ou azeite de dendê), a alta quantidade de açúcar refinado e a vanilina, uma das substancias mais apreciadas para criar aromas artificiais, é praticamente um creme de açúcar com azeite de dendê. E observe a quantidade avelãs, tem apenas 13% do total dos ingredientes.

O Parlamento Europeu aprovou um projeto de lei que exige que alimentos ricos em gordura, açúcar ou sal, venham etiquetados com um aviso em vermelho e entre esses alimento encontra-se a Nutella. É como um óleo gostoso cheio de açúcar, modificado e espalhado, com deliciosas avelãs, toneladas de cocos e o “toque” do poder do leite desnatado.

Gordura (Óleo de Palma ou Azeite de Dendê)

Fonte: Querendo muito emagrecer

A quantidade total de gordura em cada colher de sopa é de 11g, das quais 3,5g são gorduras saturadas, que são difíceis de serem queimadas pelo corpo. Essa fonte excessiva de gordura e energia não é adequada para quem está tentando perder peso.

A ministra do meio ambiente da França, Segolene Royal, pediu as pessoas que deixassem de comer o creme de avelã da Nutella porque sua produção envolvia grandes quantidades de óleo de palma, cujos produtores foram acusados de desmatamento, sendo prejudicial ao meio ambiente. Mas a mesma voltou ao público para pedir desculpas pelo que disse, pois, segundo Ferrero, a empresa que produz o doce, desde o final de 2013, o produto é feito exclusivamente com óleo de palma de palmeiras certificadas como 100% sustentáveis. A empresa Ferrero do Brasil, reforçou que a marca recebeu declarações do Greenpeace e da RSPO (Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável) favoráveis à Nutella em razão do posicionamento e das ações tomadas pela marca em favor das causas ambientais.

Ferrero também disse que está consciente dos desafios ambientais e que assumiu compromissos de utilizar o óleo de palma de forma responsável. A empresa importa 80% do óleo de palma da Malásia. O restante é fornecido pela Papua Nova Guiné, Indonésia e Brasil.

O óleo de palma está presente em muitos outros alimentos industrializados, que também merecem cuidado para o consumo. O que não informam é que no processamento do óleo de palma conduz a formação de ácidos graxos que são prejudiciais para os rins, fígado e testículos, e também pode ter efeitos cancerígenos.

Açúcar

Fonte: Mundo Tkm

A ingestão diária de açúcar recomendada para a maioria das pessoas é de 34g. Apenas 2 colheres de Nutella equivale a 21g de açúcar, ou seja, mais do que 2 colheres no dia, você já estaria exagerando no açúcar e o excesso é armazenado no corpo em forma de gordura.

Manteiga de amendoim tem mais gordura do que de Nutella, porém a manteiga de amendoim é na verdade uma gordura natural que é melhor para você e não é modificada. A razão de Nutella parece ter menos gordura, é principalmente porque há muito mais açúcar nela atuando como um enchimento. Então a diferença mais surpreendente entre manteiga de amendoim e Nutella é o teor de açúcar! Infelizmente é ruim, 11g vs 1g. Minha solução, é adicionar um extra de 10 minutos na esteira!

E ainda, o açúcar é considerado como o novo tabaco, está presente até nos produtos salgados industrializados, pode causar tumores e metástases. E açúcar é o que não falta na Nutella.

Vanilina

É um ingrediente artificial, considerado por alguns como uma neurotoxina para as células do cérebro. Já a OCDE não a considera perigosa para a saúde, é um aditivo utilizado em todo o mundo e aprovada pelas autoridades de segurança alimentar. A empresa explica que a vanilina é necessária para assegurar o sabor original do produto, já que os grãos de baunilha não são suficientes para a demanda do produto.

Fonte: No me gusta la nutella

Lecitina de Soja

É obtida através do óleo extraído dos grãos da soja e vem usada comercialmente tanto como emulsionante quanto como lubrificante. Embora esteja ligada à benefícios à saúde, como por exemplo, ao controle do colesterol, há quem acredite que a lecitina de soja seja um resíduo que contém solventes e pesticidas. O uso indiscriminado deste produto pela indústria alimentícia, pode causar problemas de fertilidade, alterações imunológicas e causar alergias.

Soro de Leite         

É um produto dos resíduos da produção de queijo. Há suspeitas de que as empresas de laticínios produzam este ingrediente a partir de fontes abaixo do padrão tais como, vacas alimentadas com alimentos geneticamente modificados, antibióticos e hormônios.

Sódio

A Nutella contêm 15 mg de sódio a cada colher de sopa e, apesar de ser doce, é repleta de sal e conservantes. Uma dieta rica em sal causa retenção de líquidos e inchaço. Os efeitos a longo prazo do excesso de sal são muito perigosos, como a hipertensão, que pode levar a problemas cardíacos, doenças do coração e dos rins.

Vício

Fonte: Beijo na boca

Não quer parar de comer creme de chocolate com avelã? Não tem problema, já pensou em comprar outra marca que seja zero açúcar? O que acha de uma versão mais saudável da Nutella?

Por isso, pesquisamos algumas receitas de Nutella saudável, escolha qual prefere e teste em casa. Acesse: Receitas de Nutella Saudável.

Fonte: Coletivo Verde

 

Artigo: artigosdemulher, Greenme, Ehow, Bolsa de Mulher, Coletivo Verde, Mega Curioso, Índice de Saúde, G1 Globo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *